Norte quer 7,8 mil milhões de euros da ‘bazuca’ europeia

  • ECO
  • 26 Fevereiro 2021

“Peso relativo da região”, leva o Norte a requerer a aplicação de 46,7% da totalidade do montante destinado a Portugal na 'bazuca' europeia.

O Conselho Regional do Norte reclama para a região cerca de 7,8 mil milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) negociado com a União Europeia, avança esta sexta-feira o Jornal de Notícias (acesso pago). Tal corresponde a quase metade dos mais de 16,7 mil milhões de euros destinados a Portugal nesse âmbito.

Subjacente a esta posição está o “peso relativo da região”, sendo assim requerida a aplicação de 46,7% da totalidade do montante destinado a Portugal na mesma. O texto que apresenta esta intenção do Conselho Regional do Norte, que deverá ficar fechado esta sexta-feira, defende ainda uma gestão descentralizada do programa.

Essa gestão deverá envolver as comissões de coordenação e desenvolvimento das regiões (CCDR) e contar com a colaboração das entidades intermunicipais e dos municípios. De acordo com o presidente da Comissão Permanente da CCDR Norte, Miguel Alves, estes dois princípios são a “espinha dorsal” da posição nortenha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Norte quer 7,8 mil milhões de euros da ‘bazuca’ europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião