Milionário japonês vai dar oito lugares em viagem à volta da Lua

  • Lusa
  • 3 Março 2021

Interessados devem inscrever-se até 14 de março e participar num processo de seleção que inclui entrevistas, debates e exames médicos.

O milionário japonês Yusaku Maezawa, conhecido pelos gestos excêntricos, prometeu oito passagens para pessoas do mundo inteiro numa viagem de turismo espacial à volta da Lua, prevista para 2023.

O empresário japonês, fundador da ZozoTown (uma plataforma de vendas ‘online’ de artigos de moda, a maior do Japão), foi o primeiro cliente privado a reservar um lugar no voo operado pela empresa aeroespacial SpaceX, fundada pelo também milionário Elon Musk, por um montante não divulgado.

Inicialmente, o milionário japonês afirmou que pretendia convidar seis a oito artistas para viajar consigo, mas alargou as candidaturas a outras pessoas, num vídeo divulgado na rede social Twitter.

“Convido-vos a juntarem-se a mim para esta missão. Oito de entre vós no mundo inteiro”, disse o empresário, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

“Comprei todos os bilhetes, por isso será uma viagem privada”, acrescentou.

O milionário explicou que mudou de ideias quanto a convidar exclusivamente artistas porque acredita que “cada pessoa que faz alguma coisa criativa pode ser considerada um artista”.

Os candidatos a turistas espaciais deverão cumprir dois critérios: estar preparados para “alargar os limites” da criatividade e dispostos a ajudar os restantes membros da equipa a fazer o mesmo, disse.

Os interessados devem inscrever-se até 14 de março e participar num processo de seleção que inclui entrevistas, debates e exames médicos.

Esta não é a primeira vez que o milionário japonês Yusaku Maezawa dá que falar.

Em janeiro de 2020, o empresário anunciou que estava à procura de uma namorada para o acompanhar na viagem espacial, a selecionar através de um programa de ‘reality show’, que recebeu mais de 20 mil candidaturas.

Em 2019, uma publicação na rede social Twitter em que prometia oito mil euros aos seus seguidores tornou-se na mais difundida na história daquela rede social, depois de ultrapassar, em três dias, 5,6 milhões de partilhas.

O milionário passou de meio milhão para 6,1 milhões de seguidores, provocando críticas de vários utilizadores da rede social, que o acusaram de comprar seguidores.

Segundo a revista Forbes, Maezawa é o 23.º homem mais rico do Japão, com uma fortuna avaliada em dois mil milhões de dólares (cerca de 1.650 milhões de euros).

Caso a SpaceX consiga concretizar o projeto, Maezawa e os seus convidados serão os primeiros “viajantes lunares” desde a missão norte-americana Apollo, em 1972.

No mês passado, a empresa de Elon Musk anunciou que prevê a primeira viagem de turismo espacial para o quarto trimestre deste ano.

A missão, batizada Inspiration4, deverá acolher o milionário norte-americano Jared Isaacman, que também ofereceu três lugares a bordo.

A primeira selecionada, anunciada em final de fevereiro, é uma norte-americana de 29 anos, sobrevivente de cancro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Milionário japonês vai dar oito lugares em viagem à volta da Lua

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião