OPEP+ decide manter produção de petróleo e barril valoriza 5%

O cartel decidiu manter em abril o mesmo volume de produção, surpreendendo os investidores, que esperavam uma subida de 1,5 milhões de barris diários. Matéria-prima valoriza mais de 5%.

Os futuros do petróleo em Londres e Nova Iorque estão a subir mais de 5%, reagindo à decisão da OPEP+ de manter a produção em abril.

O WTI para entrega em abril valoriza 5,19%, para 64,46 dólares. Já o Brent para entrega em maio, referência para as importações portuguesas, ganha 5,15%, para 67,37 dólares o barril.

Os responsáveis da OPEP+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados) reuniram esta quinta-feira para decidirem se mantinham a produção definida para abril, ou se a aumentavam face à esperada recuperação gradual da economia.

Num resultado que surpreendeu o mercado, os responsáveis escolheram manter a produção no mês que vem, avançou a Bloomberg. Os investidores antecipavam que os responsáveis acordassem um aumento na produção na ordem dos 1,5 milhões de barris diários.

À entrada da reunião, o ministro da Energia saudita, Abdulaziz bin Salman Al Saud, tinha reconhecido que o mercado petrolífero “melhorou” no passado recente, mas sinalizou: “Temos de manter alguma da nossa pólvora seca.”

Também o vice-primeiro-ministro da Rússia foi citado a reconhecer que o mercado petrolífero está “em muito melhor forma”, mas reiterando que ainda não recuperou completamente do impacto da pandemia na procura por petróleo e derivados.

(Notícia atualizada às 17h30 com decisão da OPEP+)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OPEP+ decide manter produção de petróleo e barril valoriza 5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião