Movimento prepara queixa a Bruxelas contra venda de barragens da EDP

  • ECO
  • 5 Março 2021

Grupo composto por associações culturais e personalidades dos concelhos do Planalto Mirandês vai questionar a Direção Geral da Concorrência europeia sobre se houve ajuda de Estado à EDP, revela o JE.

O Movimento Cultural da Terra de Miranda (MCTM) prepara-se para apresentar uma queixa à Comissão Europeia contra o que considera terem sido ajudas de Estado à EDP na venda de seis barragens no Douro ao consórcio internacional liderado pela Engie, noticia esta sexta-feira o Jornal Económico (acesso pago). Em causa está o imposto de selo que o movimento reclama que seja entregue de forma imediata ao fundo local.

“Além de aguardarmos desenvolvimentos dos partidos nas audições na Assembleia da República, trabalhamos numa exposição à Direção Geral da Concorrência europeia depois de termos consultado entidades especialistas em direito comunitário que consideram que há aqui uma ajuda de Estado à EDP”, diz Óscar Afonso, membro do MCTM e presidente do Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF), ao semanário.

Os cálculos do movimento indicam que as barragens deveriam traduzir-se em 110 milhões de euros em impostos, que consideram deviam ser entregues às populações para compensar parte dos danos causados, refere ainda o JE. Depois de o Bloco de Esquerda e o PSD terem denunciado o que dizem ser uma “borla fiscal” concedida à EDP, os ministros do Ambiente e das Finanças, bem como o CEO da elétrica vão ser ouvidos no Parlamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Movimento prepara queixa a Bruxelas contra venda de barragens da EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião