“Devíamos estar a fazer mais” na recuperação de emergência em Portugal e na Europa, diz Pedro Marques

O antigo ministro Pedro Marques aponta que os EUA já fizeram rondas de transferências diretas para as famílias, na resposta aos efeitos da pandemia.

O antigo ministro e atual eurodeputado Pedro Marques defende que a recuperação de emergência, face ao impacto da pandemia, em Portugal e no resto da Europa “devia ser muito mais forte”. Comparativamente com os Estados Unidos, “estamos a implementar uma resposta que é um terço do que já foi aprovado”, aponta.

“Devíamos estar a fazer mais”, defende o vice-presidente do Grupo S&D do Parlamento Europeu, numa conferência organizada pelo PS, sublinhando também que a resposta europeia não contempla transferências diretas para as famílias, enquanto os EUA “já fizeram três rondas de transferências diretas”. Ainda assim, admite que “estamos a fazer muito mais do que alguma vez foi feito na Europa”.

Pedro Marques aponta, por outro lado, que a resposta europeia a esta crise tem uma “enorme diferença” face à anterior, destacando a “importância” da resposta que Portugal deu em 2015, ao “mudar a agulha da austeridade”. “Ao derrotarmos em Portugal a visão única da austeridade também o ajudamos a fazer na Europa”, defende.

Quanto ao Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, para ter acesso às verbas europeias, o antigo ministro aponta como as “reformas sustentáveis” necessárias no país a inovação, a descarbonização e a questão das desigualdades. Estas reformas para a sustentabilidade e resiliência “têm que ser feitas ao mesmo tempo que resposta de emergência”, sublinha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Devíamos estar a fazer mais” na recuperação de emergência em Portugal e na Europa, diz Pedro Marques

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião