Finlandeses voltam a ser os mais felizes do mundo. Portugueses em 53.º lugar

  • ECO
  • 19 Março 2021

Os portugueses estão longe de ser de um dos povos mais felizes do mundo. Os finlandeses arrecadam o "título" pelo quarto ano consecutivo.

O ranking da felicidade no mundo foi atualizado esta sexta-feira, mas há poucas novidades: os países nórdicos continuam a ser os mais felizes, com a Finlândia a renovar o “título” pela quarta vez consecutiva, e os países mais pobres estão nos últimos lugares. Ao figurar no 53.º lugar, Portugal é o segundo pior país da União Europeia neste ranking, apenas ultrapassado pela Bulgária.

Esta sexta-feira foi divulgada a edição de 2021 do World Happiness Report — em antecipação do Dia Internacional da Felicidade que se comemora a 20 de março — que versa sobre 2020, um ano marcado pela pandemia. O relatório é elaborado pelas Nações Unidas (Sustainable Development Solutions Network) e, dada a dificuldade de fazer entrevistas nos países, a análise foi feita com base na relação entre o bem-estar e a Covid-19.

Os finlandeses voltam a ser os cidadãos mais felizes do mundo, seguindo-se os islandeses, os dinamarqueses, os suíços e os holandeses. Este é o top 5 do ranking da felicidade que coloca a Alemanha em sétimo lugar, os Estados Unidos em 14.º lugar, o Reino Unido em 18.º lugar e o Japão em 40.º lugar. Do lado oposto surge a Jordânia, o Zimbabué, a Tanzânia e a Índia: estes são os países mais infelizes do mundo.

No caso de Portugal, o país até melhora a sua posição relativa ao passar de 59.º lugar no relatório de 2020 para 53.º lugar em 2021, mas continua a ser um dos mais infelizes entre os países com economias mais avançadas, nomeadamente dentro da União Europeia, apenas superado pela Bulgária. Espanha e Itália, por exemplo, surgem em 24.º e 25.º, respetivamente. A Grécia surge em 51.º lugar, seguida da China em 52.º lugar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Finlandeses voltam a ser os mais felizes do mundo. Portugueses em 53.º lugar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião