Portugal regista mais cinco mortes e 488 casos de Covid-19

  • ECO
  • 26 Março 2021

Nas últimas 24 horas foram identificados 488 novos casos de coronavírus. O número de pessoas recuperadas desde o início da pandemia é 771.339.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) identificou 488 novos casos de infeção por coronavírus, elevando para 819.698 o número de infetados desde o início da pandemia. O número total de vítimas mortais subiu para 16.819, depois de terem sido registadas mais cinco mortes nas últimas 24 horas. É o número mais baixo de mortes desde outubro.

O boletim epidemiológico desta sexta-feira dá conta de um total de 771.339, mais 891 que no dia anterior. O número de casos ativos continua a diminuir, estando agora nos 31.540, menos 408 que na quinta-feira.

A maioria dos casos ativos encontra-se a recuperar em casa, mas estão ainda 669 pessoas hospitalizadas (menos 25 que no dia anterior), das quais 155 nos cuidados intensivos (mais uma).

Boletim de 26 de março

Esta segunda-feira é o dia com menos óbitos desde 10 de outubro (quando também foram registados cinco). As mortes ocorreram em três regiões do país: Lisboa e Vale do Tejo (duas), Centro (duas) e Alentejo (uma). Quanto aos novos casos, Lisboa e Vale do Tejo registou quase metade (210). Segue-se o Norte (120), Centro (53), Alentejo (52), Madeira (34), Açores (11) e Algarve (oito).

O boletim epidemiológico dá, por fim, conta de mais 264 pessoas sob vigilância ativa das autoridades de saúde, depois de terem contactado com outro caso positivo. No total, estão 15.299 pessoas nesta situação.

Rt sobe e incidência desce. Portugal continua “verde”

Os dados divulgados pela DGS fazem ainda referência à “bússola” que guia o desconfinamento português. Mais precisamente, ao Rt (índice de transmissibilidade) e à incidência.

Segundo o boletim, a média de novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias em Portugal é 75,7 (em território continental é apenas 66,8), uma descida face à última atualização em que registava 77,6.

Pelo contrário o Rt subiu, encontrando-se agora nos 0,93, face aos 0,91 dos últimos dados. Isto quer dizer que cada pessoa infetada, irá contrair o vírus a 0,93 pessoas.

Com estes valores Portugal mantém-se a “verde” e “livre” para continuar a seguir em frente no desconfinamento.

(Notícia atualizada às 14h26)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal regista mais cinco mortes e 488 casos de Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião