Moody’s mais otimista para a banca portuguesa. Sobe outlook

Agência de rating elevou o outlook da banca nacional para "estável" em "resultado da melhoria das condições económicas à medida que a região recupera da pandemia".

A Moody’s reviu em alta a sua visão sobre alguns dos sistemas bancários europeus, tendo decidido elevar o outlook que tem para a banca portuguesa de “negativo” para “estável”. Recuperação da economia após a forte quebra por causa da pandemia explica o otimismo da agência de notação financeira norte-americana.

“O outlook sobre cinco sistemas bancários europeus foram revistos para ‘estável’ de ‘negativo'”, refere a Moody’s numa nota a que o ECO teve acesso. Entre esses cinco sistemas está o de Portugal, mas também o da Noruega, Hungria, Finlândia e o da Eslováquia, em “resultado da melhoria das condições económicas à medida que a região recupera da pandemia”, diz.

“Prevemos que qualquer deterioração na qualidade dos ativos dos bancos seja moderada e que os seus lucros aumentem assim que as economias recuperem da forte quebra registada por causa da crise pandémica”, diz a Louise Lundberg, vice-presidente da Moody’s.

“Apesar de alguns sinais positivos, o clima de negócios permanecerá desafiante à medida que os governos dos vários países começam, gradualmente, a retirar as medidas de apoio e as economias recuperam a diferentes velocidades”, acrescenta a especialista.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s mais otimista para a banca portuguesa. Sobe outlook

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião