Luís Portela: “Infelizmente, ainda não tivemos um Mariano Gago no lado da economia”

  • ECO
  • 3 Abril 2021

O fundador da Bial vai deixar a empresa para se focar na fundação que criou e lamenta que em Portugal não tenha existido alguém como Mariano Gago, ex-ministro da Educação, no lado da economia.

Luís Portela vai deixar o conselho de administração da Bial a 20 de abril, passando a gerir a fundação que criou para apoiar a investigação científica. Em entrevista ao Público este sábado, o médico e gestor revela que já foi convidado para fazer parte do Governo na área da Saúde e da Economia e que falta no país “um Governo que assuma que é importante seguir uma estratégia desenvolvimentista”.

“Tinha a expectativa que o nosso Ministério da Economia tivesse assumido uma postura mais forte em relação ao país em geral e nomeadamente à área da saúde que tem um potencial muito grande”, diz Luís Portela, referindo que a crítica é geral aos vários Governos das últimas três décadas. A crítica feita às políticas públicas é de que não conseguiu “transferir a investigação e a inovação em produtos e serviços que sejam inovadores e sejam competitivos à escala global”.

É aqui que entra a “estratégia desenvolvimentista” que diz ser necessária, “criando condições para que entre as empresas e as universidades finalmente as coisas funcionem”. Tal não aconteceu pela falta de espaço político e não por não haver pessoas capazes para o fazer, explicar, referindo os nomes de Augusto Mateus e Álvaro Barreto. “Infelizmente, nós ainda não tivemos um Mariano Gago no lado da economia“, assinala.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luís Portela: “Infelizmente, ainda não tivemos um Mariano Gago no lado da economia”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião