Presidência portuguesa da UE convoca reunião de urgência para debater vacina AstraZeneca

  • Lusa
  • 7 Abril 2021

Presidência portuguesa do conselho da UE agendou uma reunião de urgência dos ministros da Saúde. EMA vai pronunciar-se sobre relação da vacina AstraZeneca com formação de coágulos sanguíneos.

A presidência portuguesa do conselho da UE agendou uma reunião de urgência dos ministros da Saúde, por videoconferência, para debater as conclusões dos peritos sobre os eventuais riscos associados à vacina AstraZeneca contra a covid-19.

A reunião do Conselho da União Europeia (UE), marcada para as 18h00 (17h00 de Lisboa) e presidida pela ministra da Saúde, Marta Temido, decorre na sequência do anúncio “das conclusões do Comité de Avaliação de Risco em Farmacovigilância (PRAC, na sigla inglesa)” sobre a possível ligação da vacina da AstraZeneca e problemas de formação de coágulos sanguíneos.

Entretanto, a presidência portuguesa do conselho da União Europeia informou, no twitter, que a reunião já está a decorrer. “Espero que a reunião seja eficaz para conciliarmos uma posição conjunta quanto ao curso dos planos de vacinação. É preciso combater a propagação da desinformação e reforçar a confiança na eficácia das vacinas contra a Covid-19″, disse a ministra da Saúde, Marta Temido, citada na rede social.

 

 

A Agência Europeia de Medicamento (EMA) vai pronunciar-se esta quarta-feira sobre a possível relação entre a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca e a formação de coágulos sanguíneos, anunciou a organização.

A conferência de imprensa online está agendada para as 14:00 GMT (15:00 em Lisboa) e terá como tema “a conclusão do exame ao alerta” lançado sobre esta vacina em relação aos “casos de trombose”, afirmou em comunicado o regulador europeu, com sede em Amesterdão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidência portuguesa da UE convoca reunião de urgência para debater vacina AstraZeneca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião