Testes de imunidade celular à Covid disponíveis em Portugal a partir de 15 abril

O teste de imunidade celular estará disponível a partir do dia 15 de abril. Tem um custo de 120 euros e só pode ser realizado através de prescrição médica.

A Unilabs vai disponibilizar em Portugal um novo teste para deteção de célula T, isto é, a chamada imunidade celular à Covid-19. O teste estará disponível a partir do dia 15 de abril e tem um custo de 120 euros. Todavia, só podem ser realizados através de prescrição médica.

Os testes podem ser realizados em qualquer unidade de colheita da Unilabs através da recolha de uma única amostra de sangue. Não estão sujeitos a marcação prévia e os resultados estarão disponíveis entre 24 a 60 horas após a realização do teste, tal como o Jornal de Notícias avançou em primeira mão.

Para o CEO da Unilabs Portugal “é fundamental que a comunidade médica possua todos os instrumentos de diagnóstico para tomar as melhores decisões em cada momento, para cada paciente”. “Este teste é mais uma arma para ajudarmos a comunidade médica a conhecer melhor a doença, e vamos continuar a tentar trazer testes inovadores para apoiar no combate à pandemia”, refere Luís Menezes citado em comunicado.

O diretor médico da Unilabs Portugal, António Maia Gonçalves acrescenta que “perceber se a população desenvolve imunidade protetora e duradoura contra a SARS-CoV-2, após infeção ou vacinação, é o grande desafio clínico” com que se deparam atualmente. “Inicialmente foi sobretudo valorizada a presença de anticorpos neutralizantes do vírus. Esses anticorpos diminuem substancialmente ao longo de menos de seis meses, levantando questões sobre quanto tempo a imunidade protetora pode durar após a infeção”, acrescenta.

“Este teste células T permitirá avaliar de forma mais concreta a imunidade de cada indivíduo, e a par do que ocorre noutros países, perceber a prevalência destas células T na população portuguesa”, explica o diretor médico da Unilabs Portugal.

O tema da imunidade celular está agora a ser alvo de inúmeros estudos, tendo já milhares de publicações cientificas a nível mundial, em face do decaimento da imunidade humoral (doseamento de anticorpos).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Testes de imunidade celular à Covid disponíveis em Portugal a partir de 15 abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião