#13 Os ricos é que vão pagar a crise? O Banco de Fomento é o novo banco mau?

  • ECO
  • 8 Abril 2021

A proposta do FMI para aumentar os impostos sobre grandes rendimentos é para levar a sério? E o Banco de Fomento é na verdade um novo "banco mau"? Ouça o episódio #13 d'O Mistério das Finanças.

“Portugal pode precisar de ajuda externa?” É com esta pergunta que arranca o episódio desta semana d’O Mistério das Finanças, podcast semanal do ECO apresentado pelos jornalistas António Costa e Pedro Santos Guerreiro. É uma pergunta do passado, na semana em que faz dez anos que Portugal pediu um resgate financeiro – mas é também uma pergunta para o futuro, depois da pandemia.

Os dois mistérios principais da semana são, no entanto, outros: A análise da proposta do FMI e de Vítor Gaspar de aumento de impostos sobre rendimentos e património mais elevados; E o caso do Banco de Fomento, depois de o ECO ter noticiado que a garantia de 63 milhões de euros a um empréstimo bancário à Efacec já pode estar a ser dada como perdida. Um perdão de dívida? Um risco moral, uma vez que outras empresas não têm a mesma disponibilidade? Ou um estranho futuro para o Banco de Fomento, que pode servir de “banco mau” para salvar empresas com problemas de crédito?

Espaço ainda para o Boa e a Má Moeda: Jorge Coelho e João Rendeiro. E para a “manchete dos leitores” do ECO, que leram e partilharam notícias como a do arranque dos Censos 2021.

Este é o episódio #13 d’O Mistério das Finanças, podcast disponível nas plataformas habituais, o Spotify e Apple Podcasts.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

#13 Os ricos é que vão pagar a crise? O Banco de Fomento é o novo banco mau?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião