Prova dos 9: “Não é verdade” que Portugal seja dos que menos testa à Covid, como diz Marta Temido?

A ministra da Saúde diz que "não é verdade" que Portugal seja dos países que menos testes realiza a nível europeu por cada 100 mil habitantes. É verdade? O ECO fez a Prova dos 9.

Em resposta ao Bloco de Esquerda e PSD, a ministra da Saúde diz que “não é verdade” que Portugal seja dos países que menos testes faz à Covid-19 a nível europeu. Também o ministro da Administração Interna veio em defesa do Governo, destacando que o país está à frente da Holanda e de Espanha na estratégia de testagem. É verdade? O ECO fez a Prova dos 9.

Durante a votação do prolongamento estado de emergência, que vai vigorar até 30 de abril, o debate aqueceu quando Bloco de Esquerda e PSD criticaram a estratégia de testagem do Governo, frisando que está “muito aquém” das necessidades e lamentando que Portugal seja uma dos países da União Europeia que menos testes. “Para compensar, é um dos países que mais anuncia que vai testar de forma massificada a população”, ironizou Moisés Ferreira.

Em resposta, a ministra da Saúde ripostou referindo que “não é verdade” que Portugal seja dos países que menos testam, sublinhando que a estratégia já foi alargada na comunidade escolar e defendendo os autotestes. Também o ministro da Administração Interna saiu em defesa do Executivo, afirmando que Portugal tem mais de nove milhões de testes realizados, dando como exemplo o que se está a passar em alguns países da Europa. “Testamos mais do que Espanha, Holanda e Suíça”, disse Eduardo Cabrita, lembrando também que a reabertura das escolas foi acompanhada pela estratégia de testagem e dando como exemplo que, na semana passada, dos 110 mil testes realizados foram detetados 125 casos.

Entretanto, o debate terminou, mas o deputado bloquista não ficou satisfeito com as acusações da ministra e respondeu no Twitter, afirmando: ““Não é verdade”, diz a Ministra da Saúde. Mas, infelizmente, é. Já os anúncios do Governo sobre testagem em massa…”, aludindo a uma notícia do Público, publicada na quinta-feira passada.

É mesmo assim? O ECO foi saber.

A afirmação

“Não é verdade que Portugal esteja nos últimos lugares de testes por 100 mil habitantes“, disse Marta Temido mostrando um gráfico e referindo que “o gráfico mostra-o bem”.

Os factos

Portugal está em 21.º lugar na União Europeia no número de testes realizados, com 1.619 testes realizados por cada 100 mil habitantes, de acordo com os dados divulgados pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), e referentes à passada quinta-feira.

Dentro do bloco comunitário, o Chipre é o país que mais testes realiza, com 40.958 testes realizados por 100 mil habitantes, seguido da Dinamarca (33.953 testes por 100 mil habitantes) e da Áustria (33.953 testes). França, por exemplo, está na sétima posição com 5.265 testes realizados por 100 mil habitantes, enquanto a Holanda está em 12º lugar, com 3.235 testes por 100 mil habitantes.

No polo oposto, está a Eslováquia com 1.004 testes realizados por 100 mil habitantes, o que o coloca no último lugar na UE, seguido da Roménia (1.198 testes por 100 mil habitantes) e da vizinha Espanha (1.276).

Quanto à taxa de positividade, Portugal apresenta uma taxa de positividade média de 1,7%, o que significa que por cada 100 testes realizados são detetados menos de dois casos de infeção por Covid-19. Este registo coloca o país em 25º lugar ao nível da UE, apenas ultrapassado pela Áustria (1%), Chipre (0,85%), Islândia (0,33%) e Dinamarca (0,26%). Contas feitas, só há quatro países com uma taxa de positividade mais baixa do que Portugal.

Prova dos 9

Tendo em conta os factos analisados, não é verdade que Portugal seja dos países que mais testa dentro da União Europeia, uma vez que está em 21º lugar nos testes realizados por 100 mil habitantes. Além disso, também não é verdade que o país realize mais testes do que a Holanda, tal como o ministro Eduardo Cabrita referiu, já que este país está na 12ª posição. Contudo, é verdade que Portugal está efetivamente a realizar mais testes do que Espanha, já que o país vizinho está no 27º lugar em termos de testagem ao nível da UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prova dos 9: “Não é verdade” que Portugal seja dos que menos testa à Covid, como diz Marta Temido?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião