SATA abre nova linha de papel comercial para emitir até 49,5 milhões de euros

Estas emissões têm garantias públicas, no âmbito da ajuda devido ao impacto da pandemia. Companhia aérea contratou o Haitong para o novo programa que está previsto decorrer até novembro.

A Sata Air Açores – Sociedade Açoriana de Transportes Aéreos está no mercado para emitir até 49,5 milhões de euros em papel comercial junto de investidores qualificados. Estes títulos têm garantias da Região Autónoma, no âmbito do apoio público ao setor da aviação que está a ser fortemente afetado pela pandemia. O encaixe financeiro vai servir para fazer face às necessidades de liquidez da companhia.

A empresa açoriana comunicou esta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a abertura de um programa de emissões de papel comercial a decorrer até 18 de novembro (a menos que a Comissão Europeia recuse o plano de reestruturação apresentado em fevereiro).

Este programa é semelhante a um outro que a companhia aérea teve em curso até dia 16 de abril de 2021, sendo a principal alteração o prazo, que é agora mais alargado. “As emissões poderão ter prazos de 30 a 216 dias. O prazo de cada emissão não pode exceder o termo do programa“, explica. Em cada emissão, a SATA admite colocar entre um milhão de euros e 49,5 milhões de euros, através de títulos com valor unitário 50 mil euros.

O juro só será conhecido no momento da emissão e irá depender da procura, mas a companhia aérea está a trabalhar com o Haitong Bank para acautelar o fraco apetite dos investidores. “Caso não seja integralmente preenchido o montante pretendido pela emitente ao abrigo da respetiva notificação, o Haitong Bank subscreverá e tomará para si a totalidade da parcela de papel comercial solicitado que se encontre em falta”, refere o prospeto.

Estas emissões têm garantias da Região Autónoma no âmbito do programa de ajuda pública devido ao impacto da pandemia. A 18 de agosto, a Comissão Europeia deu luz verde ao Portugal – Rescue Aid to SATA Group, tendo informado a República Portuguesa que “não se opunha à concessão de um auxílio à Emitente sob a forma de garantia de empréstimo a contrair com a finalidade pretendida”.

Esta decisão está associada a um plano de reestruturação que está atualmente em Bruxelas. “O plano de reestruturação da emitente foi entregue à Comissão Europeia dentro do prazo previsto para o efeito, ou seja, a 18 de fevereiro de 2021, estando ainda em análise e aguardando-se decisão definitiva sobre o mesmo pela Comissão Europeia“, acrescenta a companhia aérea.

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