Dormidas nos alojamentos turísticos em Portugal caíram 80% no primeiro trimestre

O arranque do ano foi negativo para a atividade turística do país. Após fortes quebras nas dormidas e hóspedes em janeiro e fevereiro devido ao segundo confinamento, março começou a revelar retoma.

A atividade turística em Portugal está a ser fortemente penalizada pela pandemia. O balanço do primeiro trimestre do ano é negativo tanto em termos do número de hóspedes como de dormidas nos alojamentos no país, mas março — mês de início do desconfinamento — já revela alguma recuperação, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

O setor do alojamento turístico registou 283,7 mil hóspedes e 636,1 mil dormidas em março de 2021, correspondendo a variações de -59,0% e -66,5%, respetivamente face a igual período do ano passado. As quebras são inferiores às registadas em fevereiro: -87,1% e -87,8%, pela mesma ordem.

As dormidas de residentes diminuíram 20,2% (contra -74,9% em fevereiro) e as de não residentes recuaram 86,2% (-94,5% no mês anterior). A totalidade dos dezassete principais mercados emissores manteve “decréscimos expressivos” com os maiores a verificaram-se nos mercados canadiano, britânico e dos Países Baixos. Em sentido contrário, as menores reduções registaram-se nos mercados polaco e italiano.

“Note-se, porém, que estas variações homólogas, em março, incidem sobre o primeiro mês de 2020 em que o impacto da pandemia Covid-19 já foi sentido significativamente”, sublinha o relatório do INE, apontando para “hóspedes e dormidas com fortes decréscimos mas em recuperação”.

Em março, 58,5% dos estabelecimentos de alojamento turístico estiveram encerrados ou não registaram movimento de hóspedes, o que significa também uma diminuição em relação aos 63,9% de fevereiro. Olhando para a totalidade do primeiro trimestre do ano, verificou-se uma diminuição de 80% das dormidas totais, resultante de variações de -59,3% nos residentes e de -90% nos não residentes.

Dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico

Fonte: Instituto Nacional de Estatísticas

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dormidas nos alojamentos turísticos em Portugal caíram 80% no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião