Hoje nas notícias: Tarifa social de internet, Galp e IRC

  • ECO
  • 7 Maio 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A tarifa social de Internet já foi aprovada e deverá rondar os cinco euros, um valor que o secretário de Estado para a Transição Digital considera “simbólico”. Esta sexta-feira, destaque ainda para o despedimento coletivo que será feito na Galp e que afetará 150 colaboradores da Petrogal. PRR com medidas para os hospitais, taxa de IRC e curso de medicina na Católica são outras das notícias que estão a marcar o dia.

“Cinco euros é um valor simbólico pela tarifa social de internet”

A tarifa social de internet já foi aprovada pelo Governo e vai chegar em julho, com um modelo próximo da tarifa social da eletricidade. O secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, explica que o valor ainda não está fechado, mas como é uma tarifa social, tem uma componente de assunção pelo próprio beneficiário desse custo. “O valor, que nos parece simbólico em termos de investimento da família, é cinco euros por mês, por beneficiário”. Leia a entrevista completa no Jornal Económico (acesso pago)

Galp avança com despedimento coletivo de 150 trabalhadores da Petrogal

A Galp Energia vai realizar um despedimento coletivo de 150 trabalhadores da refinaria de Matosinhos, tendo já agendado uma reunião com a Comissão de Trabalhadores para dia 11. “Atendendo a que concluímos as operações de refinação no passado mês de abril, infelizmente, não conseguimos encontrar solução para cerca de 150 trabalhadores”, justificou o administrador Carlos Silva. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

PRR recupera medidas da troika para os hospitais

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) recupera algumas das medidas definidas nos tempos da troika para os hospitais. Na lista inclui-se concentrar as urgências da Grande Lisboa e Grande Porto já em 2022, mudar o funcionamento e gestão dos hospitais, impondo-lhe objetivos financeiros estritos no próximo ano e reforçar o papel do Ministério das Finanças nesta avaliação contínua. Contudo, o líder dos administradores hospitalares nota que “esta nova reedição da troika não apresenta soluções”. Leia a notícia completa no Expresso

Taxa média de IRC recuou para 19% em 2020

A taxa média efetiva que as empresas pagam de IRC recuou para 19% em 2020 (tendo por referência rendimentos de 2019), de acordo com as estatísticas da Autoridade Tributária (AT). A redução foi de 2,1 pontos percentuais face ao ano anterior, apesar de não ter havido qualquer alteração à taxa nominal de IRC de 21%. A taxa média efetiva considera não só a taxa de IRC, mas também as tributações autónomas, a derrama estadual e os benefícios fiscais que as empresas têm, daí a diferença em relação às taxas nominais. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Curso de Medicina na Católica vai custar mais de 17 mil euros por ano em propinas

Será o primeiro curso de medicina a ser lecionado numa faculdade privada nacional. A Universidade Católica arranca em setembro com esta licenciatura, que terá uma propina mensal de 1.625 euros. São mais de 17 mil euros por ano e 97.500 euros em seis anos, que será a duração do custo, que inclui mestrado integrado. A este valor ainda se somam 1.500 euros de inscrição anual. Os primeiros 50 alunos começam as aulas a 13 de setembro e as candidaturas estão abertas até ao final de maio. Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Tarifa social de internet, Galp e IRC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião