AIG sobe lucro trimestral apoiado por investimentos e seguros gerais

  • ECO Seguros
  • 10 Maio 2021

O volume de prémios em linhas comerciais cresceu 25%, impulsionado pelo mercado norte-americano, operação internacional e desempenho na gestão de subscrição.

O American International Group (AIG), companhia com atividade global nos ramos Vida e não-Vida, apurou lucro de 923 milhões de dólares (depois de impostos) no primeiro trimestre, a comparar com 105 milhões um ano antes.

O resultado apresentado reflete rentabilidade em investimento (aproveitando oportunidades no mercado de capitais), desempenho na área de subscrição (em particular no negócio de seguros gerais), mas também diferenças em parcelas contabilísticas (desconsolidação da Fortitude no 2º semestre de 2020 e pelo quantitativo de perdas contabilizadas).

“A AIG teve um excelente início de ano e isso reflete-se nos nossos resultados do primeiro trimestre com o crescimento nos seguros gerais e continuação de um forte desempenho em Vida e reforma,” afirmou Peter Zaffino, presidente e CEO da AIG.

O volume de prémios brutos emitidos aumentou 6% no trimestre, para 10,73 mil milhões de dólares no negócio dos seguros gerais, onde o resultado cresceu 69%, antes de impostos, totalizando 845 milhões de dólares, com crescimento de 25% nas linhas comerciais, uma variação impulsionada pelos mercados América do Norte e Internacional.

O rácio combinado de acidentes pessoais melhorou 3,1 pp, para 92,4%. Incluindo 422 milhões de dólares contabilizados como perdas devidas a catástrofes, sobretudo pelos estragos das tempestades de inverno, o rácio de eficiência foi calculado em 98,8%, detalha a companhia em comunicado.

Na área Vida e Pensões de reforma, o lucro antes de impostos avançou 57%, alcançando 947 milhões, apesar de 40 milhões de resultado negativo nos seguros Vida (devido ao efeito da mortalidade por Covid-19), mas com a evolução do conjunto Vida e Pensões a beneficiar de 14,2% na rentabilidade do investimento, destacando-se igualmente retorno atrativo em investimentos alternativos, relatou a companhia.

A atividade de investimento da AIG gerou resultado consolidado de 3,7 mil milhões de dólares, mais 46% em comparação homóloga.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AIG sobe lucro trimestral apoiado por investimentos e seguros gerais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião