Valor atribuído pela Sodim à Semapa afeta credibilidade da oferta, dizem pequenos acionistas

  • Lusa
  • 14 Maio 2021

"Este desenho da OPA tira partido do contexto negativo do mercado de capitais nos últimos 12 meses", dizem os pequenos acionistas da Semapa.

A Maxyield – Clube dos Pequenos Acionistas defendeu esta sexta-feira que o valor atribuído à Semapa pela Sodim, no âmbito da oferta pública de aquisição (OPA), beneficia do contexto negativo do mercado e afeta a credibilidade da oferta.

“Este desenho da OPA tira partido do contexto negativo do mercado de capitais nos últimos 12 meses, influenciado pela crise sanitária e confinamentos quer geral quer parcial”, apontou, em comunicado a Maxyield, notando que, independentemente do método de cálculo, o valor da Semapa é “significativamente superior” ao oferecido pela família Queiroz Pereira.

Segundo os pequenos acionistas, o valor oferecido “continua a afetar a credibilidade da oferta” e as relações com o mercado, tendo em conta que o valor “pelo capital que não dispõe na Semapa é muito inferior ao justo valor da Navigator, da Cecil e da ETSA, as suas subsidiárias nos negócios da pasta e do papel, do cimento e do ambiente”.

A Maxyield sublinhou ainda que ao montante da oferta será deduzido o valor líquido do dividendo, pelo que o preço será fixado em 11,66 euros. A associação representa 30 pequenos investidores.

Em fevereiro, a Semapa anunciou que a ‘holding’ da família Queiroz Pereira, Sodim, lançou uma OPA “geral e voluntária” sobre as ações que não detém na empresa.

A Sodim detém (através da sua subsidiária Cimo – Gestão de Participações) 71,906% do capital social da Semapa, correspondentes a 73,167% dos direitos de voto.

No dia 5 de março, o Conselho de Administração da Semapa considerou que a oferta lançada pela Sodim “é oportuna” e apresenta condições “adequadas”, não se antevendo alterações da situação dos trabalhadores, ‘stakeholders’ ou finanças da empresa.

Já em abril, a Sodim anunciou que aumentou em 6,8% a contrapartida oferecida aos acionistas da Semapa, passando de 11,40 euros para 12,17 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Valor atribuído pela Sodim à Semapa afeta credibilidade da oferta, dizem pequenos acionistas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião