Irlanda tem “reservas significativas” sobre taxa mínima de IRC como proposta por EUA

  • ECO
  • 25 Maio 2021

Paschal Donohoe, ministro das Finanças irlandês e presidente do Eurogrupo, acredita que a Irlanda vai manter a taxa de IRC nos atuais 12,5%. "Continuará a haver lugar para uma taxa como esta", disse.

A Irlanda tem “reservas significativas” sobre a proposta de Joe Biden de fixar uma taxa mínima global sobre os lucros das empresas. Pascal Donohoe, em entrevista à Sky News, disse ainda que estava preocupado com este debate que “só vai beneficiar países e economias com alguma dimensão”.

O atual presidente do Eurogrupo, e também ministro das Finanças irlandês, acredita no entanto que a Irlanda vai poder manter uma taxa de IRC de 12,5% nos próximos cinco ou dez anos. “Sim, vai continuar a existir um lugar para uma taxa como esta e para taxas baixas”.

As palavras de Donohoe podem ser um indício de que há margem de manobra para as negociações internacionais que se seguem — pelo menos parece abrir a porta a um tratamento diferenciado das economias mais pequenas e abertas, como é o caso da Irlanda.

A Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, defende que seja estabelecida uma taxa mínima de 15% para as grandes empresas, um assunto que será abordado pelos ministros das Finanças do G7 nos dias 4 e 5 de junho em Londres. A própria administração de Biden planeia aumentar a taxa de IRC nos EUA de 21% para 28%.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Irlanda tem “reservas significativas” sobre taxa mínima de IRC como proposta por EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião