Lucro da Semapa sobe quase 50% para 25,4 milhões no primeiro trimestre

Volume de negócios da Semapa caiu mais de 10% devido à quebra no negócio da Pasta e Papel. Ainda assim, lucros subiram quase 50% para 25,4 milhões no primeiro trimestre do ano.

A Semapa obteve lucros de 25,4 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, o que corresponde a uma subida de 47,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

A holding aumentou os resultados apesar de o volume de negócios ter caído 11,5% para 463,7 milhões de euros nos três primeiros meses do ano, dos quais 340,8 milhões gerados no segmento Pasta e Papel/Navigator (-16%), 113,4 milhões de euros no Cimento/Secil (+3,1%) e 9,7 milhões de euros no Ambiente/ETSA (+15,2%), indicou a empresa em comunicado enviado esta segunda-feira ao mercado.

A Semapa explica que a redução da faturação da Navigator reflete “os menores volumes de pasta e papel, fruto essencialmente das paragens programadas de manutenção anuais da fábrica de pasta e das máquinas de papel da Figueira da Foz, com um impacto de 11 dias, e a diminuição do preço de papel”.

O EBITDA (lucro menos juros, impostos, depreciações e amortizações) atingiu os 107,5 milhões de euros, uma redução de quase 10% em termos homólogos.

Por outro lado, o valor dos investimentos realizado no primeiro trimestre de 2021 situou-se em cerca 25 milhões de euros, menos dois milhões em relação ao mesmo período do ano passado. O segmento Pasta e Papel concentrou 20 milhões de euros do total de investimento.

A Semapa, que controla a papeleira Navigator e a cimenteira Secil, tem como CEO João Castello Branco e como chairman José Antônio Fay.

A Sodim, que controla já 73% do capital da Semapa, tem atualmente em curso uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre as ações que ainda não detém, oferecendo aos investidores uma contrapartida de 11,66 euros por cada ação. A OPA termina a 4 de junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da Semapa sobe quase 50% para 25,4 milhões no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião