“Podíamos ter aprendido com os festejos do SCP”, diz Rio. Champions no Porto “foi duplamente pior”

Rio Rui diz que Portugal não aprendeu nada com os festejos do Sporting. Considera que o que aconteceu no Porto com a final da Liga dos Campeões foi "duplamente pior".

Rui Rio voltou a criticar a Final da Liga dos Campeões que se realizou no Porto. O líder do PSD diz que Portugal não aprendeu nada com os festejos do Sporting, salientando que o aconteceu no Porto, com milhares de adeptos das duas equipas inglesas que disputaram o troféu, “foi duplamente pior”.

“Já se tinha assistido a uma ameaça em Lisboa, com os festejos do Sporting. Podíamos ter aprendido com isso, mas não aprendemos nada porque no Porto foi pior, duplamente pior”, disse Rui Rio.

O líder do PSD criticou que se tenha permitido a realização do encontro com público. Se em Portugal os estádios estiveram sem público desde março de 2020, Rio não considera “justo” que a final da Liga dos Campeões tivesse cerca de 16 mil adeptos ingleses. Acrescenta que por “uma questão de equidade e lógica”, se fosse primeiro-ministro era a favor da realização da Final da Liga dos Campeões em Portugal, mas sem público.

Rui Rio já tinha defendido que Governo e a Câmara do Porto “deviam pedir desculpa aos portugueses” devido ao comportamento dos adeptos ingleses no Porto, considerando uma “vergonha em pleno combate à pandemia”. O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, ripostou, acusando Rio de “portofobia” por dizer que Champions foi “pior” que festa do Sporting. Agora Rio diz que foi “duplamente pior”.

O primeiro-ministro já veio admitir que “não correu tudo bem” a organização da Champions e que não gostou das imagens que viu no Porto durante o fim de semana. Acrescentou ainda que o que aconteceu “não pode servir de exemplo, tem é de servir de lição”, disse António Costa, sem apontar falhas a ninguém.

Para o líder do PSD, essa lição já deveria ter sido aprendida com os festejos do Sporting pela vitória no campeonato de futebol nacional, 19 anos depois da última conquista, em Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Podíamos ter aprendido com os festejos do SCP”, diz Rio. Champions no Porto “foi duplamente pior”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião