Petróleo em máximos de quase três anos à espera de aumento no consumo

Maiores produtores da OPEP+ realizam, ainda esta terça-feira, uma reunião mensal de avaliação da política de produção. O plano atual é de aumento gradual da oferta nos próximos dois meses.

Os preços do petróleo seguem em alta, com o crude de referência norte-americana a tocar o valor mais elevado em quase três anos com as expectativas de aumento na procura por combustíveis durante o verão. Os maiores produtores do mundo vão encontrar-se esta terça-feira à tarde e deverão reafirmar a estratégia de retirar gradualmente as restrições à oferta.

O Brent negociado em Londres avança 1,33% para 70,65 dólares por barril, tendo já chegado a tocar os 71 dólares, em máximos de três meses. Já o crude WTI ganha 2,6% (face ao fecho de sexta-feira já que na segunda-feira não houve negociações em Nova Iorque) para 68,04 dólares, num valor que não se via desde outubro de 2018.

Retoma dos preços do petróleo começou há oito meses

Fonte: Reuters

“Embora haja preocupações sobre restrições mais rígidas relacionadas a Covid-19 nalgumas partes da Ásia, o mercado parece estar mais focado na história positiva da procura nos EUA e nalgumas regiões da Europa”, disseram analistas da ING numa nota divulgada esta terça-feira.

Nos EUA, começou a temporada de verão após o fim de semana do Memorial Day, o que coincide com uma tendência de quebra nos stocks de gasolina, que estão próximos de mínimos de cinco anos para esta altura do ano. Dado que a procura deverá continuar a subir, o mercado está a apostar num aperto do mercado que apoie a subida dos preços nos próximos meses.

Ainda esta terça-feira a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os aliados liderados pela Rússia — conhecidos como OPEP+ — realizam uma reunião mensal de avaliação da política de produção. O plano atual é de aumento gradual da oferta para responder à evolução do consumo, mas dependerá da reabertura das economias.

“A principal questão para o mercado é se o grupo seguirá em frente com o aumento de produção planeado para junho e julho, particularmente com a perspetiva de oferta adicional do Irão e preocupações com a procura em partes da Ásia. No entanto, acreditamos que o mercado será capaz de absorver esta oferta adicional e, portanto, esperamos que o grupo confirme que aumentará a produção conforme previsto nos próximos dois meses”, acrescenta o ING.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo em máximos de quase três anos à espera de aumento no consumo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião