ECDC quer crianças com doenças de risco vacinadas primeiro, mas só depois dos mais velhos

O ECDC avisa que, tendo em conta a melhor recuperação em caso de doença desta faixa etária, se deve continuar a privilegiar os mais velhos na vacinação, antes de se avançar para os mais novos.

O Centro Europeu para o Controlo de Doenças (ECDC na sigla em inglês) recomenda que, tal como foi feito nas restantes faixas etárias, as crianças e jovens com doenças de risco tenham prioridade no acesso à vacina contra a Covid-19, segundo um relatório publicado esta terça-feira.

De acordo com o relatório, os benefícios de vacinação nesta faixa etária dependem de vários fatores, como a incidência do vírus ou da existência de doenças que aumentem o risco de Covid-19 grave. Além do mais, “prevê-se que os benefícios individuais diretos da vacinação com Covid-19 em adolescentes sejam limitados em comparação com grupos de idade mais avançada” (que tiveram a taxa de mortalidade mais elevada).

Assim, “o benefício geral será proporcional à transmissão do SARS-CoV-2 dentro e a partir dessa faixa etária”, lê-se no relatório.

O ECDC avisa ainda que, tendo em conta a melhor recuperação em caso de doença desta faixa etária, se deve continuar a privilegiar os mais velhos no acesso à vacinação, antes de se avançar para os maiores de 12 anos.

Por fim, a entidade lembra que “as questões de equidade relativas à disponibilidade e acesso da vacina precisam ser cuidadosamente consideradas ao decidir sobre a expansão da vacinação Covid-19 para grupos com menor risco individual de doença grave”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ECDC quer crianças com doenças de risco vacinadas primeiro, mas só depois dos mais velhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião