Portugal em risco de sair da lista verde do Reino Unido

  • ECO
  • 3 Junho 2021

O aumento de casos em Portugal faz com que o país esteja em risco de sair da lista verde do Reino Unido, a qual permite que os turistas não sejam obrigados a fazer uma quarentena de 10 dias.

O Governo britânico está a avaliar a evolução da situação epidemiológica dos países, incluindo Portugal, para decidir esta quinta-feira quais vão constar da lista que não obriga a quarentena. O destino português arrisca-se a um retrocesso por causa do aumento de casos, escreve o The Guardian.

O primeiro-ministro britânico alertou os viajantes esta quarta-feira que os países podem ter novamente restrições durante o verão, tal como aconteceu no passado em que as mudanças apanhavam alguns britânicos de surpresa. “O caos do corredor aéreo”, apelida o The Guardian, assinalando que as declarações de Boris Johnson aumentaram esse receio.

Foi a 7 de maio que o Governo britânico anunciou que iria deixar de proibir as viagens internacionais não essenciais a partir de 17 de maio, implementando um sistema de semáforos para classificar os países consoante a situação epidemiológica. Desde então, o número de casos em Portugal aumentou de 33 casos por 100 mil habitantes para 51 casos por 100 mil habitantes a 2 de junho.

Portugal foi o único país da União Europeia a ser incluído na lista verde do Reino Unido, o que lhe deu uma vantagem competitiva face a outros destinos de turismo como Espanha ou Grécia. Os turistas britânicos que vieram a Portugal tiveram de apresentar um teste tanto à entrada como à saída, mas não foram obrigados a fazer uma quarentena de 10 dias. Agora Malta deverá também ser incluída na lista verde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal em risco de sair da lista verde do Reino Unido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião