Hipótese de o vírus da Covid-19 ter escapado de um laboratório em Wuhan é “plausível”

  • ECO
  • 8 Junho 2021

Estudo preparado em maio de 2020 pelo Laboratório Nacional Lawrence Livermore diz que "é plausível e merece investigação mais aprofundada", a hipótese de vírus ter escapado de laboratório na China.

Um relatório sobre as origens da Covid-19 conduzido por um laboratório do Governo norte-americano concluiu que a hipótese de o vírus ter escapado de um laboratório em Wuhan, na China, é plausível e merece uma investigação mais aprofundada, segundo adiantaram fontes próximas do documento secreto citadas pelo jornal The Wall Street Journal (acesso pago).

O estudo foi preparado em maio de 2020 pelo Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, e foi foi pedido pelo Departamento de Estado dos EUA quando conduziu uma investigação sobre as origens da pandemia já durante os meses finais do Governo Trump.

O relatório está agora a atrair novamente as atenções do Congresso americano, sobretudo depois de o Presidente Joe Biden ter dado ordens para que as agências de inteligência dos EUA descobrissem como surgiu o vírus.

Biden afirmou que os serviços dos EUA se concentraram em dois cenários: se o coronavírus veio do contacto humano com um animal infetado ou se resultou de um acidente laboratorial.

O estudo foi realizado pela chamada Divisão Z do Lawrence Livermore, que é o seu braço de inteligência. A avaliação dos peritos deste laboratório, que tem experiência em questões biológicas, baseou-se na análise do genoma do vírus SARS-COV-2, que causa o Covid-19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hipótese de o vírus da Covid-19 ter escapado de um laboratório em Wuhan é “plausível”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião