Marcelo responde a Costa. “Quem nomeia o PM é o Presidente”

  • ECO
  • 15 Junho 2021

Marcelo Rebelo de Sousa não gostou de ouvir António Costa a contrariar a sua posição sobre o desconfinamento. "Por definição, o Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro".

Por definição, o Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro. Quem nomeia o primeiro-ministro é o Presidente, não é o primeiro-ministro que nomeia o Presidente“. É assim que Marcelo Rebelo de Sousa responde, a partir de Budapeste, aos comentários do primeiro-ministro sobre o regresso, ou não, a um confinamento mais apertado na sequência dos números Covid-19.

Perante a garantia de Marcelo de que o país não voltará a um desconfinamento, António Costa foi claro: “Não, creio que nem o senhor Presidente da República seguramente o pode fazer, nem o fez”. A resposta não demorou.

A partir de Budapeste — Marcelo vai assistir ao jogo de estreia de Portugal contra a Hungria no campeonato da Europa –, o Presidente abriu uma exceção para falar de um assunto de política interna. E sinalizou o confronto com o primeiro-ministro sobre a eventualidade de um regresso a uma situação de confinamento.

No domingo, recorde-se, Marcelo Rebelo de Sousa garantia que Portugal não voltaria a um confinamento. “Já não voltamos para trás. Não é o problema de saber se pode ser, deve ser, ou não. Não vai haver. Comigo não vai haver. Naquilo que depender do Presidente da República não se volta atrás”, afirmou, Marcelo Rebelo de Sousa, em visita à Feira Nacional de Agricultura, em Santarém.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo responde a Costa. “Quem nomeia o PM é o Presidente”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião