Candidato do PSD António Oliveira deixa corrida à Câmara de Gaia

  • ECO
  • 18 Junho 2021

"Não vou nomear responsáveis, culpados ou traidores. Infelizmente são os mesmos que já vem a prejudicar o partido há anos", disse António Oliveira.

O candidato do PSD, em coligação com o CDS-PP e com o PPM, à Câmara de Vila Nova de Gaia, António Oliveira, desistiu da corrida autárquica, avança o Expresso (acesso pago). O ex-selecionador nacional de futebol teria sido uma escolha pessoal de Rui Rio. Em causa terá estado um conflito com Cancela de Moura, presidente do PSD de Gaia.

Em nota à RTP, citada pelo DN, Oliveira refere que deixa de ser candidato por uma “questão de higiene”, depois de ter sido sujeito “a pressões, intimidações e ameaças” ao longo de três meses, nos quais assistiu ao “pior da “mercearia partidária”. Numa crítica dura ao aparelho do partido social-democrata, sem indicar nomes, o antigo selecionador diz ainda que recusa “pôr os interesses de uns personagens à frente dos interesses dos 300.000 gaienses e pessoas que escolheram este grande concelho para fazer a sua vida”. “Não vou nomear responsáveis, culpados ou traidores. Infelizmente são os mesmos que já vem a prejudicar o partido há anos demais“, acrescenta.

A renúncia já foi anunciada ao líder do PSD, durante uma reunião na Distrital do Porto. Com Oliveira, Rio tinha ultrapassado a aversão já pública com a mistura entre política e futebol, dizendo que o empresário tinha o “perfil adequado”, dado “já não ter nada a ver com o futebol há 15 anos”, aquando o anúncio da candidatura.

António Oliveira deixa, na nota, uma palavra ao líder do PSD por o ter convidado para um desafio que abraçou “com todo o entusiasmo”. Gaia “merece muito mais do que tem tido com estes executivos liderados pela atual maioria. O Dr. Rui Rio não tem culpa do que se passou. Terá sido, como eu fui, uma vítima do aparelho. Terá sido, como eu fui, traído por uma máquina que tudo faz por lugares, cargos e salamaleques“, remata.

No entanto, a “permanente interferência”, segundo adiantou fonte próxima do PSD/Gaia à publicação, de Cancela de Moura, na escolha de candidatos às juntas de freguesia e para a lista à Câmara, terá ditado a desistência de António Oliveira. O último episódio terá sido a exclusão no ordenamento da lista à vereação.

(Notícia atualizada às 22h com a nota de António Oliveira)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Candidato do PSD António Oliveira deixa corrida à Câmara de Gaia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião