Fundo de investimento que apostou contra GameStop fecha

O White Square sinalizou aos investidores que a decisão de fechar surgiu depois de uma análise ao modelo de negócio. As perdas percentuais no início do ano foram de dois dígitos.

O fundo de investimento White Square Capital, sedeado em Londres, que sofreu perdas ao apostar contra a “meme stock” norte-americana GameStop, em janeiro, vai fechar as portas, segundo avança o Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês). As perdas percentuais terão atingido os dois dígitos em janeiro.

O White Square terá dito aos investidores que ia fechar o fundo principal e devolver o capital este mês, após uma revisão do modelo de negócio. Segundo sinalizou Florian Kronawitter, um dos gestores, o modelo está a ser “desafiado”, já que “há demasiados peixes no lago com a mesma estratégia”.

A decisão marca um dos primeiros encerramentos de um hedge fund atingido pelas subidas nas chamadas “meme stocks, ações com valorizações fora do comum impulsionadas pelas redes sociais e investidores de retalho. O fenómeno levou a uma escalada do preço de ações como a GameStop e a cadeia de cinema AMC Entertainment em janeiro, e novamente nas últimas semanas.

Depois da GameStop e da AMC, outros títulos têm sido alvo de “ataques” dos investidores de retalho, cuja ação concertada é frequentemente delineada nas redes sociais. A SEC, a CMVM dos EUA, disse este mês que está a acompanhar a situação à procura de sinais de manipulação de mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundo de investimento que apostou contra GameStop fecha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião