Merkel critica países que não restringem entrada a países de risco

  • Lusa
  • 24 Junho 2021

Merkel disse que na cimeira europeia vai reiterar as críticas sobre a decisão de alguns parceiros europeus de não restringirem a entrada de pessoas procedentes de países considerados de zonas de risco

A chanceler alemã, Angela Merkel, demonstrou “cauteloso otimismo” perante a evolução da pandemia na União Europeia e adiantou que vai criticar esta quinta-feira em Bruxelas os países que ​​​não restringem a chegada de passageiros de zonas de risco.

Na terça-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, criticou a falta de regras comuns na União Europeia relativamente às viagens, dando como exemplo a situação de aumento dos contágios em Portugal, que “poderia ter sido evitada”.

“O que lamento é que ainda não tenhamos sido capazes de alcançar um comportamento uniforme entre os Estados-membros em termos de restrições de viagem, isto é um retrocesso”, declarou a responsável, em conferência de imprensa na terça-feira.

Esta quinta-feira, no Bundestag, Merkel afirmou que na cimeira europeia que começa à tarde em Bruxelas vai reiterar as críticas sobre a decisão de alguns parceiros europeus de não restringirem a entrada de pessoas procedentes de países considerados de risco devido à propagação de variantes.

Sobre a crise sanitária, Angela Merkel disse ainda que a “incidência está claramente a baixar” em toda a União Europeia enquanto aumenta o número de pessoas imunizadas, o que confere “razões de confiança”.

Mesmo assim, face à aparição de novas variantes, especialmente a mutação Delta detetada inicialmente na Índia, recordou que é preciso que os países se mantenham “alerta”.

A coordenação na União Europeia sobre a luta contra a pandemia melhorou desde o princípio do ano, mais ainda deve reforçar-se segundo a chanceler alemã que adiantou ser necessário aprender com os acontecimentos para que se possam enfrentar desafios futuros.

Merkel reiterou ainda a posição de Berlim contra a suspensão temporal das patentes das vacinas contra o covid-19. “Considero que retirar as patentes é seguir um caminho errado“, afirmou.

Por outro lado, aplaudiu a “resposta extraordinária” da União Europeia perante a crise económica provocada pela pandemia porque o bloco europeu demonstrou “solidariedade e capacidade de ação”.

Mesmo assim recordou que os fundos do plano de recuperação “não são apenas para investimentos” mas também para reformar e apostar na transformação ecológica e na digitalização, preparando os 27 países para o futuro e para a competitividade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Merkel critica países que não restringem entrada a países de risco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião