Moody’s sobe perspetiva de rating da REN

Elétrica liderada por Rodrigo Costa apresentou recentemente um plano de investimentos até 2024 que motivou a revisão em alta por parte da agência de rating norte-americana.

A Moody’s subiu a perspetiva de rating da REN – Redes Energeticas Nacionais para “positiva” do anterior nível “estável”. A notação financeira atribuída pela agência manteve-se, no entanto, em Baa3, no primeiro degrau de investimento de qualidade, de acordo com um relatório divulgado esta quinta-feira após o fecho do mercado.

A ação de rating segue-se à atualização do plano estratégico da REN para o período entre 2021 e 2024 e “reflete a expetativa da Moody’s de que a empresa irá manter um perfil financeiro sólido ao longo desse período“. A cotada liderada por Rodrigo Costa prevê investir 200 a 235 milhões de euros por ação, o que representa uma revisão em alta de 35% face à anterior estratégia. Cerca de 75% do capex será alocado à rede elétrica em Portugal.

“A mudança na perspetiva para positiva tem em conta a existência de várias medidas para financiar parcialmente este programa de investimentos”, explica a Moody’s. Aponta tanto para acordos diretos negociados com promotores de energias renováveis cobrindo 3,5 gigawatts de capacidade solar e sob os quais estes financiarão as ligações de rede associadas e uma política de dividendos revista para 2021-24, com uma redução de 10% no mínimo de dividendos.

A estratégia financeira e a gestão de risco são considerações chave de governança sob a abordagem da Moody’s para avaliar riscos ambientais, sociais e de governança (“ESG”). Como resultado, a empresa está a apontar para um rácio de recursos das operações (“FFO”) face à dívida líquida de 12-14% de 2022 em diante”, afirma a agência.

A Moody’s antecipa igualmente que a REN continue a superar as premissas regulatórias e que beneficie de uma redução contínua nos custos com dívida à medida que as obrigações atingem as maturidades. “Tal deverá mitigar a provável redução da taxa de rentabilidade aplicável à atividade de transporte nacional da REN em 2022, altura em que se inicia um novo período regulamentar”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s sobe perspetiva de rating da REN

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião