Primeiro caso de Covid-19 pode ter surgido na China em outubro de 2019

Estudo da Universidade de Kent estima que o coronavírus apareceu pela primeira vez entre o início de outubro e meados de novembro de 2019.

O primeiro caso de infeção pelo vírus que causa a Covid-19 foi identificado em Wuhan, na China, em dezembro de 2019, mas um estudo da Universidade de Kent aponta que o SARS-CoV-2 pode ter começado a espalhar-se no país dois meses antes, já em outubro desse ano. Ainda assim, a data mais provável para o surgimento do vírus é 17 de novembro.

Os especialistas da universidade britânica utilizaram métodos da ciência de conservação para estimar que o SARS-CoV-2 apareceu pela primeira vez entre o início de outubro e meados de novembro de 2019, segundo um artigo publicado no jornal PLOS Pathogens e citado pela Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

O estudo aponta que a data mais provável para o surgimento do vírus foi 17 de novembro de 2019, e provavelmente este já se tinha espalhado globalmente em janeiro de 2020. A hipótese de infeções esporádicas em humanos antes do surto de Wuhan tinha já sido reconhecida por um estudo conjunto publicado pela China e pela Organização Mundial da Saúde no final de março.

O primeiro caso oficial de Covid-19 da China foi em dezembro de 2019 e estava ligado ao mercado de Huanan, em Wuhan. No entanto, alguns dos primeiros casos não tinham uma associação conhecida com Huanan, o que indica que o SARS-CoV-2 já estaria a circular antes de chegar ao mercado.

Apesar de estudos que têm surgido sobre o aparecimento do vírus, as amostras ainda têm de passar por mais testes para construir um caso mais forte sobre as origens da Covid-19, segundo sinalizou Stuart Turville, professor associado do Kirby Institute.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeiro caso de Covid-19 pode ter surgido na China em outubro de 2019

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião