Tem mais de 33 anos? Já pode agendar a vacina contra a Covid-19

  • ECO
  • 28 Junho 2021

Os utentes dos 33 aos 35 anos já podem agendar a sua vacina contra a Covid-19. A 4 de julho inicia-se a vacinação da faixa etária dos 18 aos 29 anos, mas ainda não será possível agendar.

O auto-agendamento da vacina contra a Covid-19 para maiores de 33 anos já está disponível. Ao ECO, o gabinete da task force já tinha indicado que este agendamento estava para “breve”.

Assim, os utentes dos 33 aos 35 anos já podem agendar a sua primeira dose da toma da vacina (ou única, se calhar ser vacinado com o fármaco da Janssen).

Até ao momento, ao entrar no portal do agendamento a mensagem vista era “Tem 35 ou mais anos e ainda não foi vacinado(a)?”, indicando que ainda não estava disponível esta funcionalidade para a faixa etária em causa. No entanto, a partir de agora já é possível fazê-lo.

 

A partir de domingo, 4 de julho, inicia-se a vacinação da faixa etária dos 18 aos 29 anos, mas ainda não será possível fazer o auto-agendamento, que continuará a ser por etapas, como explicou fonte da task force ao ECO. Ou seja, a vacinação irá sim começar, mas apenas por agendamento local e não online.

Lançada a 23 de abril, esta plataforma já permitiu a inscrição de mais de um milhão de pessoas, sendo que o objetivo a longo/médio prazo é “substituir o agendamento manual por um agendamento mais automático”, uma vez que “precisamos de recursos humanos para estar a vacinar”, tal como explicou o coordenador do plano de vacinação contra a Covid-19, Henrique Gouveia e Melo.

O auto-agendamento permite que as pessoas possam escolher o ponto de vacinação em que pretendem ser vacinados. Além disso, podem também escolher as datas que lhes são sugeridas e caso não exista vaga, optarem por ficar em lista de espera ou até escolherem outro ponto de vacinação.

A 24 de junho já tinham sido administradas mais de 7,5 milhões de doses em Portugal, segundo dados divulgados pelo Serviço Nacional de Saúde no Twitter. À data, mais de 4,8 milhões de portugueses já foram vacinados com uma dose da vacina, dos quais mais de 2,7 milhões de cidadãos tinham o processo de vacinação completo. O objetivo é ter 70% da população com pelo menos uma dose da vacina já em agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tem mais de 33 anos? Já pode agendar a vacina contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião