Comissão Europeia multa Volkswagen e BMW em 875 milhões de euros

Em causa estão acusações de cartel no âmbito de uma investigação relacionada com o uso de "dispositivos fraudulentos" para enganar testes de emissões.

A Comissão Europeia aplicou uma multa total de 875 milhões de euros ao Grupo Volkswagen e à BMW, no âmbito de uma investigação a violações das leis da concorrência, que envolvia mais uma fabricante automóvel, avança a Reuters (conteúdo em inglês). Em causa estão acusações de quartel no uso de “dispositivos fraudulentos” ilegais para enganar testes de emissões. A BMW já aceitou pagar 373 milhões de euros.

“As cinco fabricantes de automóveis Daimler, BMW, Volkswagen, Audi e Porsche possuíam tecnologia para reduzir as emissões prejudiciais para além do que era legalmente exigido pelos padrões de emissões da UE. Mas evitaram competir usando todo o potencial desta tecnologia para limpar melhor do que o exigido, disse a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, citada em comunicado.

A Volkswagen, Audi e Porsche (pertencentes ao Grupo Volkswagen) e BMW acabaram multadas num total de 875 milhões de euros, enquanto a Daimler acabou por ser ilibada por não se ter provado a existência de cartel, diz a Reuters.

A BMW anunciou esta quinta-feira que concordou com o pagamento da multa de 373 milhões de euros, afirmando ter sido inocentada das acusações. “Isto mostra que nunca houve qualquer alegação de manipulação ilegal de sistemas de controlo de emissão pelo BMW Group”, referiu a empresa.

“A decisão de hoje é sobre como a cooperação técnica legítima deu errado. E não toleramos quando as empresas entram em conluio“, acrescentou a Comissária Europeia para a Concorrência.

Em causa está a prática de cartel na definição de padrões para o aditivo Adblue usado em carros a diesel. A BMW diz que as negociações da Adblue aconteceram há dez anos e “não tiveram nenhuma influência nas decisões de produtos da empresa”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão Europeia multa Volkswagen e BMW em 875 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião