Hoje nas notícias: Isolamento, Orçamento e multas

  • ECO
  • 8 Julho 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O dia começa com a notícia de que as autoridades de saúde estão a ponderar dispensar de isolamento as pessoas vacinadas quando 90% da população de risco já estiver vacinada. Ainda sobre a pandemia, foram emitidos 1,65 milhões de certificados Covid-19 em apenas uma semana. Conheça estas e outras notícias que marcam a atualidade.

Dispensa de isolamento só quando 90% da população de risco estiver vacinada

As autoridades de saúde estão a estudar a possibilidade de dispensar quem já foi completamente vacinado contra a Covid-19 de cumprir isolamento após o contacto com um caso positivo, mas apenas quando cerca de 90% da população vulnerável em Portugal estiver imunizada — um número que ainda é indicativo, mas que está em cima da mesa neste momento.

Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).

“Aquilo que está no OE2021 é para ser executado em 2021”, diz João Oliveira

O PCP recusa deixar para o Orçamento do Estado de 2022 aquilo que foi negociado para 2021. O aviso é deixado pelo líder parlamentar, João Oliveira, que garante que a negociação orçamental não serve para discutir legislação laboral. “Nem sequer queremos dar ao Governo o pretexto para dizer ‘não foi feito agora, mas há de ser feito em 2022′”, diz o comunista, afirmando que “isso não será uma resposta aceitável” e que “aquilo que ficou inscrito em 2021 é para ser executado em 2021”.

Leia a entrevista completa no Público e na Renascença.

Mudança para o interior permite acumular ajudas de custo com mais férias

Os funcionários públicos que se candidatem ao Programa de Incentivos à Fixação no Interior terão um incentivo diário de 4,77 euros e um conjunto de outros incentivos como o acréscimo de dois dias de férias, a dispensa de cinco dias para se instalar ou a possibilidade de gozar 11 dias de férias seguidos juntamente com o cônjuge. Contudo, se já receberem ajudas de custo, o apoio de 4,77 euros não se aplica, mantendo-se ainda assim, os incentivos não pecuniários. Ou seja, por exemplo, o programa permite acumular ajudas de custo com mais dias de férias.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Foram emitidos 1,65 milhões de certificados numa semana

Uma semana após a entrada em vigor do certificado digital Covid-19 em toda a União Europeia (UE), já foram emitidos cerca de 1,65 milhões de certificados em Portugal. A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) quer que o documento permita o funcionamento de restaurantes sem restrições de horários. Além disso, a associação defende ainda que as discotecas e bares possam reabrir com a utilização deste documento.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Multas de trânsito disparam 20% no início do ano

Apesar de o tráfego rodoviário nos primeiros meses deste ano ter sido fortemente penalizado pelas novas medidas de confinamento, por causa do agravamento da pandemia, o encaixe em multas está a subir mais de 22% face aos primeiros cinco meses do ano passado, o que ajudará o governo a atingir a meta anual de quase 92 milhões de euros definida no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Isolamento, Orçamento e multas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião