Luís Filipe Vieira tentou vender o Benfica aos chineses da Alibaba

  • ECO
  • 13 Julho 2021

Na processo para a venda de 25% do capital da Benfica SAD, o grupo chinês Alibaba terá sido o primeiro investidor estrangeiro com quem foram estabelecidos contactos.

Luís Filipe Vieira terá montado uma operação para tentar vender o Benfica “nas costas de toda a gente”, segundo revelam escutas ao dirigente desportivo citadas pelo Correio da Manhã (acesso pago). Nestes esforços, Viera terá tentado vender 25% do capital social da Benfica SAD ao grupo chinês Alibaba, ligado ao comércio online.

O grupo de Jack Ma terá sido o primeiro investidor estrangeiro com quem foram estabelecidos contactos para a venda, sendo que estes terão sido sempre feitos com pessoas próximas de José António dos Santos, empresário conhecido como “Rei dos Frangos”. O negócio com o grupo chinês não chegou a avançar e surgiram mais dois candidatos interessados, ambos norte-americanos, sendo que a venda estava prevista avançar com John Textor.

Chegou mesmo a ser feito um contrato de promessa de compra e venda de ações com John Textor, que prevê o pagamento de 50 milhões de euros por 25% do capital, negócio no qual Vieira receberia 6,48 milhões de euros. Durante o processo, segundo o Ministério Público, “Luís Filipe Vieira contribuiu para esse negócio, não só mantendo a sua confidencialidade face aos sócios do Benfica, como aliciando outros acionistas a transmitirem a sua posição a José António dos Santos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luís Filipe Vieira tentou vender o Benfica aos chineses da Alibaba

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião