Empresas mais otimistas com economia veem exportações de bens disparar 7,2% em 2021

Com as exportações de bens já a superar o nível de 2019, as empresas mostram-se otimistas quanto à evolução do resto ano e perspetivam um aumento de 7,2% em 2021, de acordo com o INE.

As empresas exportadoras estão otimistas. De acordo com o inquérito do Instituto Nacional de Estatística (INE), estas mostram-se confiantes de que vão aumentar as exportações de bens em 7,2% este ano, revendo em alta a primeira estimativa. As vendas ao exterior serão impulsionadas também pelo mercado interno europeu como pela procura externa à União Europeia.

As empresas exportadoras perspetivam um acréscimo nominal de 7,2% nas suas exportações de bens em 2021, revendo 2,3 pontos percentuais (p.p.) em alta a 1ª previsão indicada em novembro de 2020“, revela o gabinete de estatísticas, explicando que “esta revisão resulta da atualização das expectativas para as exportações Intra-UE (+1,9 p.p., para 7,0%) e Extra-UE (+3,2 p.p., para 7,5%)”.

Apesar de ter registado valores acima de 2019 no início deste ano, a expectativa é que no conjunto do ano as exportações de bens portugueses ainda não tenham recuperado totalmente da pandemia. “A confirmarem-se estas perspetivas, as exportações de bens em 2021 ficarão 10,6% aquém dos valores registados no Comércio Internacional em 2019“, assinala, porém, o INE.

Estes resultados são impulsionados parcialmente pelo aumento das exportações de combustíveis e lubrificantes (que chegam em estado bruto a Portugal e são refinados, sendo exportados posteriormente) uma vez que excluindo esta componente o crescimento das exportações de bens é menor (5,8%). Em 2020, estas exportações caíram significativamente por causa do confinamento mundial e também da queda do preço do petróleo, vivendo-se a situação contrária este ano com maior desconfinamento e o aumento significativo da cotação do barril.

Que motivos dão as empresas para estarem mais otimistas? “O melhor comportamento que o esperado na generalidade dos mercados de destino já clientes (44,9%) e em mercados específicos (14,9%)“, responde o INE, sinalizando que os empresários estão confiante com o ritmo de crescimento da economia mundial nos próximos meses.

Exportações de máquinas são as que crescem mais

Dividindo os bens por grandes categorias económicas, o INE destaca as perspetivas de aumento de 8,9% das exportações de “máquinas e outros bens de capital”, sendo a componente com a maior revisão em alta face ao inquérito anterior. Esta evolução deve-se sobretudo “às transações com os países Intra-UE (+13,2%) dado que para os para países Extra-UE se prevê uma diminuição (-1,1%)”, nota o gabinete de estatísticas.

É ainda de destacar o aumento de 7,2% das exportações de “fornecimentos industriais não especificados noutra categoria”, o qual é transversal ao mercado único europeu e à procura externa. As exportações de produtos alimentares e de bebidas continuarão a aumentar este ano, após terem sido as únicas a aumentar no ano passado.

Este inquérito foi feito a empresas cujo valor de exportação superou os 250 mil euros em 2019. No total responderam 3.224 empresas portuguesas, as quais representavam cerca de 90% das exportações de bens.

(Notícia atualizada às 11h23 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas mais otimistas com economia veem exportações de bens disparar 7,2% em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião