Nas notícias lá fora: BCE, imposto digital e Tencent

O Banco Central Europeu poderá avançar com novas medidas de apoio à retoma, segundo sinaliza a presidente da instituição. Já Bruxelas deverá adiar o projeto para a taxa sobre o digital.

A presidente do Banco Central Europeu sinaliza que podem vir aí mudanças na política da instituição, depois de ter sido revelada a revisão da estratégia. Por Bruxelas, o projeto de imposto digital deverá ser adiado, após ter sido alcançado um acordo sobre a taxa de IRC. As tecnológicas também estão na mira da China, onde a Tencent teve de deixar cair a exclusividade nos direitos musicais. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

Bloomberg

Lagarde antevê mudança de política do BCE

O Banco Central Europeu vai avançar com um novo guidance relativo aos estímulos monetários. Na próxima reunião do banco central, os investidores ficaram a saber o que podem esperar, sendo que Christine Lagarde sinaliza que podem vir a ser anunciadas novas medidas para ajudar à retoma da economia da Zona Euro. Essas medidas podem entrar em vigor após o fim do programa de compra de dívida.

Leia a notícia completa na Bloomberg (conteúdo em inglês, acesso pago)

Financial Times

Bruxelas prepara-se para adiar taxa sobre o digital
Bruxelas poderá vir a adiar até ao outono a implementação do projeto de imposto digital que visa financiar o plano de recuperação da UE, isto depois de ter sido firmado um acordo no G20 para a criação de uma taxa de IRC mínima a nível global. Recorde-se que a Comissão Europeia tem estado sob pressão dos EUA para recuar com esta taxa que irá afetar as gigantes norte-americanas.

Reuters

China manda a Tencent deixar cair exclusividade nos direitos musicais
A China volta a fazer mira às tecnológicas. Desta vez, o alvo é a Tencent, nomeadamente a sua empresa de streaming de música. A autoridade da concorrência do país ordenou a Tencent a deixar cair os direitos musicais exclusivos que tem vindo a utilizar para ganhar vantagem sobre rivais de menor dimensão.

Bloomberg

WhatsApp enfrenta reclamação na UE por impor nova política aos utilizadores

O WhatsApp enfrenta uma reclamação europeia depois da implementação supostamente “agressiva” de novos termos e condições gerar indignação entre os defensores dos direitos do consumidor. A associação europeia de consumidores BEUC argumenta que a política atualizada da plataforma de mensagens, em vigor desde maio, permanece opaca e torna impossível para os utilizadores perceber de forma clara as consequências que as mudanças trazem para a privacidade.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Wall Street Journal

Ricos dos EUA estão a recorrer a empréstimos mais do que nunca, dizem bancos

Numa altura em que as ações estão em alta e as taxas de juros muito baixas, surge uma oportunidade para os norte-americanos ricos, de contrair empréstimos baratos que podem financiar o seu estilo de vida. Os bancos dos Estados Unidos sinalizam que os clientes ricos estão contrair mais empréstimos, muitas vezes garantidos pelas carteiras de ações e títulos. Os clientes do Morgan Stanley, por exemplo, têm 68,1 mil milhões de dólares em empréstimos com base em títulos e outros empréstimos não hipotecários em aberto, mais do que o dobro face a cinco anos antes.

Leia a notícia completa no Wall Street Journal (acesso pago, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: BCE, imposto digital e Tencent

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião