Swiss Re prevê volume recorde de prémios na indústria de seguros em 2022

  • ECO Seguros
  • 15 Julho 2021

O volume de prémios de seguro direto em linhas comerciais (não Vida) alcançará, já em 2021, crescimento 10% superior aos níveis pré-Covid, projeta a resseguradora global em relatório anual.

O mercado global de seguros, medido em volume de prémios, crescerá 3,3% este ano acompanhando o ritmo da retoma económica mundial, acelerando para variação anual de 3,9% em 2022 e a ultrapassar, pela primeira vez, os 7 biliões de dólares (USD 7 trillion), um recorde para a indústria.

O volume de prémios de seguro crescerá este ano 2,8% na Europa; 1,7% nos EUA, cerca de 5% nos mercados emergentes (excluindo a China) e 6,3% na China, segundo previsões do instituto de pesquisas da Swiss Re, resseguradora líder global.

Para 2022, o estudo antecipa taxa de 9% de crescimento no chinês, contra 3,9% em volume de prémios emitidos no mercado mundial. “A viragem da economia está em andamento. A China, onde o crescimento económico e de prémios mantêm ritmo forte, continua a ser o mercado a acompanhar,” nota Jerome Jean Haegeli, economista- chefe no grupo Swiss Re.

As projeções anuais apresentadas no relatório World insurance: the recovery gains pace (Swiss Re Institute sigma 3/2021), sustentam-se na perspetiva de “forte retoma da economia mundial” (+5,8% no pib global em 2021, previsão revista em alta pelo instituto), acima do verificado na saída da última recessão financeira e a recuperar da crise pandémica (Covid-19) sob impulso da evolução nos programas de vacinação e dos estímulos económicos e fiscais “sem precedentes”.

A procura global de seguros acompanhará essa dinâmica de retoma e a indústria beneficiará do endurecimento de preços nos últimos anos e de uma noção de risco reforçada entre consumidores e empresas, agora mais conscientes da necessidade de proteção, tanto em serviço médico privado como nas coberturas de atividade e cadeias logísticas (business interruption). A Swiss Re adianta que o volume de prémios de seguro direto em linhas comerciais (não Vida) alcançará, já em 2021, crescimento 10% superior aos níveis pré-Covid.

O relatório admite também que a recuperação será regionalmente desigual, a depender do ritmo e da capacidade de os programas de vacinação manterem a pandemia sob controlo e que, a juntar a pressão inflacionista na economia, estes constituam riscos a ponderar no médio prazo, em particular no negócio segurador dos ramos não Vida, já que o ambiente de taxas de juro baixas continuará a condicionar o ramo Vida.

Após quebra superior a 4% em 2020, o estudo prevê que o negócio Vida regresse este ano a variação positiva, rondando 4% na taxa de crescimento a nível global e nas economias avançadas já em 2022.

Numa das infografias apresentadas (um mapa-mundo), as cores que simulam taxa de variação real de crescimento dos prémios de seguro passam de laranja levemente avermelhado em 2020, para tons de azul positivo no modo forecast 2021-2022.

Com outlook otimista para o setor, a Swiss Re recorda a importância das almofadas de capital no setor e refere-se ainda ao tema digitalização, afirmando que é “imperativo” as seguradoras empenharem-se em assegurar oferta e acesso digital em toda cadeia de interação com clientes. Se não fizerem, as companhias estabelecidas correm risco de os perderem para operadores não tradicionais que vão chegando ao mercado.

Ranking – Top 20 de Mercados (por volume de prémios de seguro)

Fonte: Swiss Re Institute (sigma 3/2021) Legenda: seta (para cima ou para baixo) representa variação no ranking face a 2019. Sinal = traduz posição inalterada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Swiss Re prevê volume recorde de prémios na indústria de seguros em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião