Clube Chapas e MAG Seguros juntam história de Portugal e Brasil

  • ECO Seguros
  • 19 Julho 2021

O clube dinamizado por Vitor Alegria juntou a brasileira MAG Seguros aos seus parceiros e passa a oferecer documentação considerada Memória do Mundo pela UNESCO.

O Clube CHAPAS e a MAG Seguros, companhia brasileira do Grupo Mongeral Aegon, celebraram uma parceria para difusão da história do seguro em Portugal e no Brasil. A parceria visa desenvolver a permuta de conhecimento sobre o percurso que a história das formas de mutualismo, previdência e seguros tomaram nos dois países.

Deste modo, já é possível consultar no site do Clube Chapas, em Biblioteca e Acervo Histórico, toda a história da previdência do Brasil, desde 1835 até meados do século XX. Em 43 livros foram registadas as atas de Reuniões da Diretoria. Esta coleção foi reconhecida como Memória do Mundo pela UNESCO, em 2017.

O Montepio Geral de Economia dos Servidores do Estado foi a primeira instituição brasileira de previdência social, de cunho oficial e com bases legais organizadas. A sua criação obedeceu a um decreto da Regência Trina que governava o País em nome do menino Pedro de Alcântara, filho e sucessor de D. Pedro I (D. Pedro IV de Portugal) no trono do novíssimo Império brasileiro.

Em breve, o Clube CHAPAS promoverá a divulgação da história do seguro português no Brasil, através do site da Comissão Memória do Seguro MAG.

O Chapas-Clube História e Acervo Português da Actividade Seguradora é uma organização internacionalizada, com o propósito de “defender da memória do seguro em Portugal ”segundo o seu principal dinamizador Vitor Alegria. O Clube Chapas pode ser visitado através do Museu Virtual dos Seguros e na sua biblioteca.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Clube Chapas e MAG Seguros juntam história de Portugal e Brasil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião