Bezos oferece dois mil milhões à NASA em troca de contrato de missão à lua

O multimilionário ofereceu até dois mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros) à NASA em troca de um contrato para a construção de uma sonda lunar tripulada.

Pouco tempo depois de uma viagem ao espaço, o multimilionário Jeff Bezos ofereceu até dois mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros) à NASA em troca de um contrato para a construção de uma aeronave especialmente projetada para levar astronautas à lua, avança a Reuters (conteúdo em inglês, acesso pago).

Em abril, a NASA concedeu à SpaceX — empresa do rival Elon Musk — um contrato de 2,9 mil milhões de dólares (2,46 mil milhões de euros) para a construção de uma sonda lunar tripulada, capaz de levar astronautas à lua já em 2024. Elon Musk levou, assim, a melhor perante a concorrência, que contou com propostas da Blue Origin (de Jeff Bezos) e da Dynetics.

Agora, numa carta enviada à agência espacial norte-americana, Bezos afirma que a Blue Origin está disposta a renunciar aos pagamentos do atual ano fiscal e nos próximos, num máximo de dois mil milhões de dólares, assumindo, assim, os custos de análise da sua tecnologia, ou seja, aceitaria um contrato com um preço fixo e cobriria quaisquer custos de desenvolvimento do seu sistema.

“A NASA mudou a sua estratégia original devido a problemas orçamentais de curto prazo e esta oferta acaba com esse obstáculo”, escreveu Bezos, citado pela Reuters. “Sem competição, as ambições lunares de curto e longo prazo da NASA serão adiadas, serão mais caras e não servirão os interesses nacionais”, acrescentou.

Esta oferta de Jeff Bezos aparece seis dias depois de este ter voado até ao espaço a bordo do foguete New Shepard. Depois de perder para a SpaceX, a Blue Origin protestou contra a decisão, acusando a NASA de dar à SpaceX uma vantagem injusta ao permitir que esta revesse os seus preços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bezos oferece dois mil milhões à NASA em troca de contrato de missão à lua

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião