Misturar vacina da Astra com a da Pfizer aumenta anticorpos contra a Covid-19

  • Joana Abrantes Gomes
  • 26 Julho 2021

Tomando primeiro a vacina AstraZeneca e depois a Pfizer, o nível de auticorpos neutralizant aumenta em seis vezes em comparação com a tomada de duas doses da Astrazeneca, aponta estudo sul-coreano.

Um estudo realizado na Coreia do Sul mostrou que misturar vacinas contra a Covid-19, tomando primeiro a vacina AstraZeneca e depois a Pfizer, aumenta em seis vezes os níveis de anticorpos neutralizantes em comparação com a tomada de duas doses da AstraZeneca, noticia a Reuters.

O estudo envolveu 499 trabalhadores médicos, com 100 deles a receberem doses mistas, 200 a tomarem duas doses da vacina Pfizer/BioNTech e os restantes a tomarem duas doses da vacina AstraZeneca. Todos mostraram anticorpos neutralizantes, que impedem o vírus de entrar nas células e se replicar, e o resultado da inoculação mista mostrou quantidades semelhantes de anticorpos neutralizantes encontrados no grupo que recebeu duas doses da Pfizer.

No mês passado, um estudo britânico apresentou resultados semelhantes, em que uma vacina AstraZeneca seguida pela Pfizer produziu as melhores respostas das células T e uma resposta de anticorpos superior do que a Pfizer seguida pela AstraZeneca.

Os resultados obtidos dão maior suporte à decisão de vários países de oferecer alternativas à AstraZeneca como segunda vacina após a vacina ter sido ligada a coágulos de sangue raros.

O estudo sul-coreano também analisou a atividade neutralizadora contra as principais variantes, segundo a Agência de Controlo e Prevenção de Doenças da Coreia (KDCA, na sigla em inglês). Nenhum dos grupos demonstrou atividade neutralizante reduzida contra a variante Alpha, identificada pela primeira vez na Grã-Bretanha, mas a neutralização diminuiu de 2,5 a 6 vezes contra as variantes Beta, Gamma e Delta, primeiro detetadas na África do Sul, no Brasil e na Índia, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Misturar vacina da Astra com a da Pfizer aumenta anticorpos contra a Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião