Yellen apoia continuação de Powell à frente da Fed
A administração norte-americana deve decidir a continuação do atual presidente da Reserva Federal no próximo mês.
Janet Yellen, responsável pelo Tesouro norte-americano, apoia a continuação de Jerome Powell na presidência da Reserva Federal (Fed), de acordo com a agência Reuters. O mandato de Powell termina em fevereiro, mas a decisão da administração norte-americana pode ser tomada no próximo mês.
Na Fed desde 2018, Powell substituiu Yellen à frente do banco central dos EUA por decisão da anterior administração de Donald Trump. Um senador norte-americano, do comité da banca, enviou na semana passada uma carta à Casa Branca, segundo a Reuters, a defender a manutenção de Powell por mais quatro anos. “Enviaria um sinal forte às famílias, empresas e consumidores de que o líder da Fed tem o apoio alargado” dos dois partidos, democratas e republicanos.
Na pandemia, a Fed reduziu a taxa diretora para perto de zero e promoveu um generoso programa de ativos, que continuam a ser defendidos apesar da pressão inflacionista que se começa a sentir no mercado dos EUA.
Algumas organizações ambientais, no entanto, defendem que Powell deve ser substituído por um “líder do clima”, numa altura em que os bancos centrais mundiais adotam estratégias verdes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Yellen apoia continuação de Powell à frente da Fed
{{ noCommentsLabel }}