Bancos avisam que não estão preparados para os testes de stress climáticos do BCE

  • ECO
  • 6 Setembro 2021

BCE prepara-se para submeter o setor a testes de stress sobre riscos climáticos em 2022. Bancos dizem que só terão dados dos clientes para apresentar no exame um ano depois.

O Banco Central Europeu (BCE) prepara-se para realizar testes de stress sobre riscos climáticos no próximo ano, mas os bancos avisam que não terão os dados dos clientes a tempo do exame, de acordo com uma sondagem realizada pela Bloomberg junto do setor (acesso pago/conteúdo em inglês).

O inquérito realizado junto de 20 grandes bancos europeus mostra que estão todos de acordo quanto à baixa probabilidade de estarem preparados para os testes que se realizarão em 2022, sobretudo porque muitos dos dados dos clientes que serão usados nos testes só estarão disponíveis um ano depois. Nesse sentido, os bancos estão a pressionar o supervisor no sentido de garantir que os resultados não sejam divulgados.

O BCE já se manifestou preocupado com a falta de preparação dos bancos para a turbulência que se avizinha, à medida que as condições meteorológicas extremas se vão tornando mais frequentes e as emissões de carbono cada vez mais caras.

Com o banco central a pressionar mudanças no setor, os bancos que ficarem para trás neste processo de adaptação poderão ter requisitos de capital mais onerosos, com impacto nos lucros para os acionistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos avisam que não estão preparados para os testes de stress climáticos do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião