EDP emite 1.250 milhões em dívida verde com juro abaixo de 2%

  • ECO
  • 6 Setembro 2021

A EDP concluiu a emissão de títulos de dívida verde a 60,5 anos, tendo pago um juro final abaixo de 2%. A empresa emitiu 1.250 milhões de euros, com a procura acima da oferta.

A EDP EDP 1,36% regressou esta segunda-feira ao mercado. A emissão de títulos de dívida verde a 60,5 anos fechou com uma taxa de juro inferior a 2%, informou a empresa ao mercado.

A operação foi dividida em duas tranches: 750 milhões de euros a uma taxa de juro de 1,6% numa tranche com opção de reembolso antecipado ao fim de 5,5 anos; e uma segunda tranche de 500 milhões de euros a uma taxa de juro de 1,95% com opção de reembolso antecipado ao fim de 8 anos.

“À semelhança das emissões realizadas em janeiro de 2021, janeiro de 2020 e janeiro de 2019, os instrumentos representativos de dívida não são garantidos (unsecured), são sénior apenas relativamente às acções ordinárias da EDP e subordinados às suas obrigações de dívida sénior”, explicou a elétrica, em comunicado enviado à CMVM, ao final da tarde desta segunda-feira.

A operação gerou o interesse da parte dos investidores, que deram ordens de compra acima dos três mil milhões de euros, segundo o site de informação financeira IFR.

Com esta emissão, a EDP espera obter fundos para financiar ou refinanciar a sua carteira de projetos da área das renováveis (eólica e solar).

Os títulos emitidos contam notações de risco de Ba2 da agência Moodys e BB+ da Fitch e Standard & Poor’s, segundo a mesma informação.

A operação está a ser assessorada pelos bancos BBVA, CaixaBI, CA-CIB, HSBC (B&D), ICBCST, ING, IMI, JPM, Mediobanca, Mizuho, MUFG, Santander. Nesta sessão, as ações da EDP Renováveis caíram 0,95% para 22,94 euros, enquanto as da EDP valorizaram 0,02% para 4,788 euros.

(Notícia atualizada às 18h52 com o comunicado enviado à CMVM e as cotações de fecho na bolsa)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP emite 1.250 milhões em dívida verde com juro abaixo de 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião