Sanlam planeia descontinuar operações Vida e Pensões no Reino Unido

  • ECO Seguros
  • 12 Setembro 2021

As operações que serão objeto de desinvestimento deixaram de servir a estratégia do grupo sul-africano. No mercado britânico, deverá manter apenas atividade de gestão de ativos.

A Sanlam, líder na indústria de seguros em África, vai retirar-se de diversas operações estabelecidas no Reino Unido, nomeadamente os negócios de seguros de vida, pensões e gestão de património, revelou Paul Hanratty, CEO da Sanlam, citado pela Bloomberg.

A companhia pretende desinvestir essas operações, que já não considera estratégicas, para utilizar a receita da venda no financiamento da expansão em África e na Índia. A seguradora já encaixou, em agosto, 75 milhões de libras esterlinas pela venda da participação na Nucleus Financial, uma plataforma para profissionais de gestão financeira. Agora, segundo Hanratty, a Sanlam prepara venda do negócio de seguros Vida e Pensões UK, mas deverá manter a operação de gestão de ativos.

O Sanlam Group (incluído a marca Santam, que opera linhas comerciais) fechou o primeiro semestre a crescer 94% em valor de novo negócio, com o volume de prémios de seguros de Vida a progredir 50%. No mesmo período, desembolsou 8 mil milhões de rands (na África do Sul) e 2 000 milhões no resto das operações em África para cobrir encargos com mortalidade. Desde o início de 2020, a companhia pagou um acumulado de 22 mil milhões de rands (cerca de 1,3 mil milhões de euros) em indemnizações de sinistros por morte, revelou em comunicado.

O rácio de solvência do grupo, com referência a 30 junho, foi calculado em 175%, “robusto e confortavelmente” posicionado no intervalo do objetivo (160% a 200%), mantendo situação financeira que assegura “tranquilidade aos nossos clientes e excelente retorno aos acionistas”, salientou Hanratty citado no mesmo comunicado.

Presente em numerosos mercados africanos, a Sanlam é 2ª do ranking em Angola, com cerca de 20,8% de quota (Vida e não Vida) precedida apenas pela estatal ENSA, cuja participação atinge 56% do mercado, segundo estatística atualizada do regulador local (Arseg).

Em Marrocos, onde detém o controlo da holding Saham Finances desde 2018, a Sanlam anunciou intenção de comprar um adicional de 22,8% do capital da Saham Assurance Maroc, elevando a participação acionista a 84,5% na companhia marroquina que mantém a marca, embora sob o controlo da Sanlam Pan Africa General Insurance, entidade que consolida grande parte das operações fora da África do Sul.

Em agosto, a Sanlam anunciou estabelecimento de uma aliança estratégica com a MTN, maior operadora móvel em África, para a distribuição de seguros e soluções de investimento em diversos países africanos.

Mais de 40% da população africana tem acesso a redes de comunicações móveis, mas a taxa de penetração de seguros é inferior a 5% na maioria dos países africanos. Com a parceria fintech-insurtech, milhões de pessoas que não têm acesso aos canais tradicionais de distribuição de seguros poderão aceder aos produtos da Sanlam.

A MTN opera em cerca de 20 países africanos e conta com uma carteira de 270 milhões de subscritores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sanlam planeia descontinuar operações Vida e Pensões no Reino Unido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião