Lisboa e Porto só têm 5.000 imóveis ativos no alojamento local

  • ECO
  • 13 Setembro 2021

Pouco mais de 5.000 imóveis de alojamento local (AL) em Lisboa e Porto estão a aceitar reservas e entrada/saída de hóspedes, um número muito abaixo dos registos no RNAL.

Há uma discrepância significativa entre os imóveis no Registo Nacional de Alojamento Local (RNAL) e os estão efetivamente a receber reservas e hóspedes. No total, surgem 27 mil imóveis registados RNAL no conjunto de Lisboa e Porto. Porém, nas plataformas de reservas, só perto de 5.000 é que estão a aceitar hóspedes e apresentam taxas de ocupação, noticia o Público (acesso condicionado).

Os dados de julho de 2021 mostram 18.953 imóveis em Lisboa e 8.615 imóveis no Porto. Porém, olhando para plataformas de reserva como o AirBnb e o Booking.com, apenas se encontram 16.256 anúncios. Destacando apenas aqueles que estão ativamente a aceitar reservas e a registar taxas de ocupação, em julho deste ano, contavam-se apenas 5.083 imóveis no conjunto das duas cidades, de acordo com dados avançados ao jornal pela Confidencial Imobiliário.

São, assim, menos 7.870 imóveis de alojamento local ativos do que em dezembro de 2019 nas mesmas condições.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa e Porto só têm 5.000 imóveis ativos no alojamento local

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião