“Pesos pesados” da bolsa levam Lisboa de volta aos ganhos

A família EDP, a Galp Energia e o BCP registam ganhos de cerca de 1% e dão gás ao índice de referência português. Lisboa avança em dia de ganhos na Europa.

A bolsa de Lisboa arrancou a semana em terreno positivo, quebrando uma série de seis sessões consecutivas em queda. A praça nacional está a seguir o sentimento positivo vivido pelas congéneres europeias. Os “pesos pesados” da bolsa impulsionam o desempenho do principal índice de referência nacional, com ganhos a rondarem 1%.

O PSI-20 avança 0,86%, para 5.352,24 pontos. Entre as 18 cotadas do índice, apenas três se encontram em terreno negativo. Uma está inalterada e as restantes registam valorizações no arranque da sessão desta segunda-feira.

Pela Europa, a semana também começa com ganhos, com o pan-europeu Stoxx 600 a subir 0,3%. Já o britânico FTSE 100 avança 0,4%, bem como o francês CAC-40 e o alemão DAX. O espanhol IBEX-35 soma 0,5%.

Em Portugal, o destaque vai para a EDP Renováveis, que sobe 2,10%, para 22,40 euros, numa sessão em que a casa-mãe EDP avança 1,84%, para 4,755 euros.

EDP Renováveis sobe mais de 2%

A impulsionar o PSI-20 encontra-se ainda a Galp Energia, que valoriza 1,56%, para 8,34 euros, numa altura em que os preços do barril de petróleo registam ganhos de cerca de 0,5% nos mercados internacionais. Já o BCP avança 1,19%, para 0,1272 euros, contribuindo também para o desempenho do índice de referência.

Em sentido inverso, nas perdas, sobressai-se a Semapa. As ações da holding que controla a Navigator recuam 0,64%, para 12,36 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Pesos pesados” da bolsa levam Lisboa de volta aos ganhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião