BRANDS' ECO Seguro de caução, a alternativa à garantia bancária. Porquê?

  • BRANDS' ECO
  • 20 Setembro 2021

O Seguro de Caução é uma opção equivalente às Garantias Bancárias quando se trata de garantir uma indemnização por não cumprimento de um contrato.

O seguro de caução assume as indemnizações a terceiros no caso de as empresas que assegura não cumprirem com as suas obrigações legais e/ou contratuais. Veja aqui como esta opção pode ser útil.

Quando uma empresa faz um seguro de caução numa companhia de seguros, a seguradora compromete-se, em caso de incumprimento das obrigações legais e/ou contratuais do cliente (empresa), a indemnizar o beneficiário pelos danos patrimoniais sofridos dentro dos limites estabelecidos na lei ou no contrato.

A SAMMY FREE, uma corretora exclusiva para empresas, recomenda o seguro de caução às empresas que prestam serviços ao setor público ou que pretendem expandir os seus negócios, uma vez que estas enfrentam, muitas vezes, o inconveniente de atingir o limite fixado pelo banco, algo em que o seguro de caução não faz.

No caso desta corretora, que tem a sua sede em Espanha e escritórios em Itália e em Portugal, normalmente, o seguro de caução que tramita para os seus clientes é utilizado para cobrir garantias técnicas, ou seja, cobre o incumprimento do cliente relativamente a obrigações como execução de obras, serviços, fornecimentos, entre outras coisas.

Para que tipo de empresas é mais indicado o seguro de caução?

Pelo facto de se dedicar exclusivamente à área empresarial, a SAMMY FREE é, atualmente, uma referência no setor de intermediação de seguro de caução que, como foi referido anteriormente, é uma alternativa às garantias bancárias quando se trata de garantias técnicas.

Dentro do nicho de clientes que optam pelo seguro de caução destacam-se todas as empresas de qualquer setor que necessitem depositar uma caução junto à Administração Pública, bem como clientes que necessitem de garantias para pontos de conexão de energias renováveis, concessões a longo prazo, ​​ou clientes que, para a obtenção de sua licença de atividade, necessitem de uma garantia administrativa.

Cobertura para a sua empresa no Espaço Económico Europeu

Mas, além de poderem pertencer a diversos setores, os clientes que queiram um seguro de caução facilitado pela SAMMY FREE podem, ainda, estar em qualquer sítio do Espaço Económico Europeu (EEE), isto porque a corretora espanhola consolidou-se como Broker Wholesale Internacional, o que lhe permite aceder aos canais necessários para gerenciar apólices de Seguro de Caução no EEE.

Assim, além de operar em todo o território espanhol, português e italiano, ainda consegue atender clientes nos 30 países que constituem o Espaço Económico Europeu devido, também, à sua sólida rede tecnológica que permite o acesso remoto a partir de qualquer lugar.

As garantias e vantagens que o seguro de caução oferece

Dentro do ramo dos Seguros de Caução tramitados pela SAMMY FREE existem cinco tipos diferentes de garantia – a Bid Bond, que consiste numa garantia de participação em licitações; a Performance Bond, uma garantia da boa execução do contrato, que inclui a adjudicação de contratos públicos, concessões administrativas de curto ou longo prazo, pontos de conexão de energias renováveis e garantias de licenças de atividade; a Money Retention Bond, garantia para a devolução de montantes retidos em faturas; a Advance Payment Bond, uma garantia de devolução de adiantamentos para compra de materiais e a Maintenance Bond, que é uma garantia de manutenção, de possíveis defeitos e/ou defeitos ocultos do projeto acabado durante um período de tempo.

Além destas garantias, o seguro de caução traz, ainda, várias vantagens face às garantias bancárias. A SAMMY FREE aponta algumas delas:

· Não bloqueia saldos bancários. Enquanto que os bancos solicitam a imobilização ou penhora de até 100% da conta-corrente do cliente como garantia adicional, o que afeta a tesouraria e dificulta a fluidez económica da empresa, o serviço prestado pelas seguradoras começa e termina com a emissão da garantia, sem bloqueios de contas bancárias.

· Não afeta o risco bancário, não gasta o limite de crédito bancário. Esta opção de seguro de caução dá ao cliente a oportunidade de não gastar mais do que o limite acordado com o banco, uma vez que não é calculada na Central de Responsabilidade de Crédito do Banco de Portugal. Nesse caso, o cliente pode reduzir o risco financeiro e obter mais linhas de crédito para tê-las disponíveis para outra finalidade, algo que não é possível com a garantia bancária.

· Cancelamentos mais rápidos. O seguro de caução, ao contrário da garantia bancária, pode ser cancelado sem complicações.

· Permite ao cliente participar em vários concursos. A possibilidade de participação em mais concursos ou em mais contratos de obras e serviços aumenta nos casos em que os clientes optam pelo seguro de caução.

No site da Sammy Free pode, ainda, ver qual o melhor de seguro de caução para a sua empresa, bem como pedir mais esclarecimentos sobre cada uma das opções que a corretora oferece.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguro de caução, a alternativa à garantia bancária. Porquê?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião