Vueling fica com slots da Air France no aeroporto de Paris

  • ECO
  • 20 Setembro 2021

Air France comprometeu-se a ceder slots no congestionado aeroporto de Paris-Orly a troco de ajudas públicas no valor de quatro mil milhões. Bruxelas atribuiu faixas horárias à espanhola Vueling.

A Comissão Europeia decidiu atribuir à transportadora aérea espanhola Vueling uma carteira de até 18 slots diários no aeroporto de Paris-Orly que pertenciam à Air France, segundo anunciou esta segunda-feira.

A medida surge no contexto da recapitalização da transportadora francesa pelo Estado francês, operação que foi aprovada em abril deste ano, com Bruxelas a justificar a medida como sendo um “remédio para possíveis distorções indevidas da concorrência” por causa da ajuda pública.

“Isto permitirá à Vueling expandir as suas atividades num aeroporto altamente congestionando, ajudando a garantir preços justos e uma maior escolha para os consumidores europeus”, afirmou a vice-presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, que é responsável pela pasta da concorrência.

“Ao mesmo tempo também ajuda a assegurar um apoio de capital significativo para a Air France superar as dificuldades financeiras resultantes da pandemia, sem distorcer indevidamente a concorrência no Mercado Único”, disse ainda.

Bruxelas aprovou o plano de recapitalização da Air France até quatro mil milhões de euros no dia 5 de abril. Os franceses comprometeram-se a ceder até 18 slots (faixas horárias para aterrar e descolar) no aeroporto de Paris-Orly, onde a Air France detém uma presença de mercado relevante.

A Vueling, que bateu outros concorrentes neste processo de atribuição dos slots da Air France, poderá começar a operar novas rotas a partir de novembro de 2021, segundo a decisão da Comissão Europeia.

A TAP, que também tem um plano de recapitalização em análise em Bruxelas, também deverá perder slots no aeroporto de Lisboa, muito cobiçados por operadores concorrentes, como a Ryanair.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vueling fica com slots da Air France no aeroporto de Paris

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião