Maioria dos portugueses não sabe otimizar pesquisas no Google

  • Tiago Lopes
  • 22 Setembro 2021

Os portugueses são adeptos dos motores de busca, mas maios de metade dos inquiridos num estudo da Google Portugal diz não saber os truques que permitem otimizar as pesquisas.

Pesquisar nos motores de busca é um hábito dos portugueses enquanto navegam na internet. Mas estes nem sempre o fazem da forma mais adequada para obter os melhores resultados.

Estas são duas das conclusões do estudo “Como pesquisam os portugueses?”, feito pela Google Portugal. 85% dos 607 inquiridos, todos com mais de 18 anos de idade, dizem utilizar diariamente o Google para procurarem informação.

Segundo o estudo, 43% dos utilizadores recorrem a motores de busca numa frequência de uma a cinco vezes por dia e 28% fazem pesquisas mais de dez vezes por dia.

Apesar destes dados, 58% dos inquiridos assumem não conhecer todas as funcionalidades que ajudam a otimizar os resultados das pesquisas. 48% mostram vontade de aprender mais sobre como tornar a pesquisas mais eficientes.

Nesse sentido, enquanto 77% responderam que costumam pesquisar por categorias (imagens, vídeos, notícias e outras), apenas 39% utilizam aspas para filtrar os resultados. E só 11% dos utilizadores recorrem ao hífen para excluir as palavras que não são relevantes para a sua pesquisa.

O estudo revela também que, quando comparadas as gerações de utilizadores, a Geração Z e os millennials são as únicas faixas etárias que se sentem mais confortáveis a usar as funcionalidades avançadas de pesquisa. 58% e 57%, respetivamente, revelam que sabem como otimizar as suas pesquisas.

O que procuram os portugueses?

Quando analisado o tipo de pesquisas realizadas pelos portugueses, as conclusões são estas:

  • 61% usam os motores de busca para aceder aos meios de comunicação social para ler notícias relevantes sobre a atualidade;
  • 43% usam-nos para ter informação sobre produtos e serviços antes de fazer compras;
  • 39% usam-nos para encontrar informação útil para tarefas do dia-a-dia (tutoriais, receitas, localizações, meteorologia, etc.).

“Nos mais de 20 anos do nosso motor de busca em Portugal, e com os avanços recentes em inteligência artificial, fizemos muitos progressos para que a pesquisa possa ser sempre o mais útil para todos”, diz Bernardo Correia, diretor-geral da Google Portugal, citado num comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maioria dos portugueses não sabe otimizar pesquisas no Google

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião